fanzines de banda desenhada

terça-feira, junho 27, 2006

24h Volta a Portugal em BD - s/nº - Maio 06

Capa do fanzine 24h Volta a Portugal em BD

Um fanzine que junta um numeroso grupo de autores/artistas da banda desenhada, cada um deles realizando prancha alusiva a uma terra portuguesa: Aldeia de Monsanto, Serra de Monchique, Avanca, Faro, Mértola, Coimbra, Lisboa, Alverca, Matosinhos, Ilha do Pico, Ilha de Porto Santo, Braga, Vilamoura, Castelo de Vide, Tavira, Lousã, Castro Marim, Granja, Olhão, Abrantes, e alguns locais específicos, tais como Serra da Estrela, Ria de Aveiro, Belém (Lisboa).

Na maior parte dos casos, trata-se de colaborações de novos autores: Andreia Rechena, Paulo d'Alva, Leonel Perna, Alexis, Diogo Carvalho, Nuno Sarabando, Hugo de Jesus (como argumentista), Paulo Fonseca, Alex, Nuno Rodrigues e João Pereira, Xavier de Almeida, Luís Correia e Segme, Diana Waldschreck, Miguel Saiai, Jeffrey Ferreira, David Rafael Silva, Leonel Perna, João Jantes e Roberto Macedo Alves.

Mas aparecem excepções de nomes já com prestígio - uns com bastante, caso de José Carlos Fernandes, outros com significativa obra publicada em fanzines e publicações variadas, como acontece com Phermad, Derradé, João Mascarenhas, Serafim, Teresa Câmara Pestana e Carlos Rocha.

Por trás desta curiosa experiência está Phermad (aliás, Fernando Madeira, que também já foi "Fermad"), e por trás dele está a Delegação Regional de Faro do Instituto Português da Juventude, que, como se pode ler no texto de apresentação escrito por Sara Gomes Brito, "aderiu ao desafio de apoiar a edição/publicação da revista 24h Volta a Portugal em BD".

Eu escreveria antes "aderiu ao desafio de apoiar a edição/publicação deste bastante imaginativo fanzine". E porquê?

Porque um fanzine é um objecto artístico/literário, cultural, independente, que ainda há quem apelide erroneamente de revista, coisa diametralmente oposta: uma revista é um objecto de índole geralmente comercial, cujos editores pagam aos colaboradores e esperam retorno lucrativo, ou seja, algo com compromissos e especificidades organizativas que os fanzines (felizmente) não têm.

Vilamoura, bd autoconclusiva por José Carlos Fernandes

O Phermad, como é do Algarve, conseguiu a participação de José Carlos Fernandes, um dos algarvios de maior prestígio da banda desenhada portuguesa (o outro é Jobat).
Serra da Estrela, bd autoconclusiva de Phermad

Phermad fez uma outra banda desenhada para este fanzine, intitulada Serra de Monchique, que muito tem a ver com alguém que vive (e, salvo erro, nasceu) no Algarve.

24h Volta a Portugal em BD
Maio Jovem 2006

Edição de:
Instituto Português da Juventude
Delegação Regional de Faro
Rua da PSP
8000 Faro
Telf. 289891920

Terminal - fanzine de bd
www.drmakete.com/terminalstudios

Apartado 348
8000 Faro

Tiragem: 300 ex.
Maio 2006
-----------------------------------------------
Deste fanzine há ainda a reprodução de uma das suas variadas bandas desenhadas (a que foi criada graficamente por Nuno Sarabando, sob argumento de Hugo de Jesus), no blogue
Divulgando Banda Desenhada, cujo endereço é o seguinte:
http://divulgandobd.blogspot.com

quinta-feira, junho 22, 2006

Boletim do Clube Português de Banda Desenhada - nº 115 - Junho 06

Capa do fanzine Boletim do Clube Português de Banda Desenhada nº 115, de Junho de 2006

Através da contínua edição do Boletim (...) assiste-se ao resultado do esforço de dois sócios do CPBD - Paulo Duarte e Fernando Cardoso, a editarem-no, e, neste número (tal como no anterior), com a colaboração de Américo Coelho, autor do artigo "História da colaboração inglesa no jornal infantil/juvenil 'O Mosquito', no período de antes da guerra 1939/1945 (2ª parte)".

Pedro de Lemos, tenente, e o "Manel" dez reis de gente, página de O Mosquito nº 248 de 10 de Outubro de 1940. O título original da série, da autoria de Roy Wilson, era Lieutenant Daring and Jolly Roger, the bold sea rovers, mas com variações, consoante o teor dos episódios.

A página acima é uma das muitas reproduções a cores neste número do Boletim do CPBD. Mas, atenção: este exemplar colorido faz parte de uma edição limitada de 7 exemplares, sendo um para a Biblioteca Nacional e seis para coleccionadores/assinantes.
O preço destes exemplares parcialmente coloridos, por serem fruto de uma tiragem escassa, é bastante elevado, rondando entre 30 e 40€. A preto e branco são feitos 28 exemplares, sendo o preço 5€.
--------------------------------------------------------

Boletim do Clube Português de Banda Desenhada

Nº 115 - Junho de 2006

Coordenação de: Paulo Duarte e Fernando Cardoso

Editor: Clube Português de Banda Desenhada - CPBD

Av. Duque de Ávila, 26-2º

1000-141 Lisboa
-----------------------------------------------------
Compare-se a prancha (publicada em Portugal, na revista O Mosquito) reproduzida neste "post", com a original, reproduzida no blogue Divulgando Banda Desenhada. Quem acertar na diferença (não tem a ver com as cores, nem com disposição das vinhetas na página) , o bloguista compromete-se a pagar-lhe um copo no bar Estádio.
http://divulgandobd.blogspot.com

terça-feira, junho 20, 2006

Era Uma Vez... - Nº XLIII - Maio 06

Capa do fanzine Era Uma Vez..., um magazine ilustrado dedicado à recuperação de antigas histórias aos quadradinhos, sendo que, por vezes, o faneditor A. J. Ferreira dá como bónus a edição de episódios ainda inéditos entre nós

Abaixo pode ver-se uma cena de tortura, coisa raramente visível na Banda Desenhada, extraída da revista Le Petit Illustré nº 801, de 25 de Janeiro de 1920.
Ainda mais surpreendente se torna a imagem, atendendo ao facto que os editores da citada publicação francesa a dirigem, em legenda colocada sob o título, "pour la jeunesse et la famille".
O estudioso A.J.Ferreira escreve e edita, como ele diz, "para os que gostam de Jornais Infantis, de Literatura Popular e de Histórias aos Quadradinhos".
Dentro do prisma enunciado, o 43º número do fanzine Era uma vez apresenta um episódio protagonizado por Iko Térouka, detective japonês, personagem invulgar na BD europeia.
A bd de que acima se reproduzem três vinhetas foi publicada com montagem diferente da original, sendo que a remontagem efectuada pelo actual editor atende à diferença de formato das respectivas publicações.
---------------------------------------------------
Título do fanzine: Era uma vez...
Formato: A4
Tiragem inicial: 3 exemplares (*)
Editor: A.J.Ferreira
Lisboa
Distribuidor: Vilelivros
Lisboa

(*) Nota: O distribuidor encarrega-se de fazer mais cópias, consoante os pedidos

domingo, junho 18, 2006

Néscio - Maio 06

Capa provocatória do fanzine Néscio, que gosta de se "travestir" de revista, tipo portuguesa de "idâias"

Fanzine bem apresentado, com pequenas bandas desenhadas (da autoria de José Feitor, Marte, Bruno Borges e Elzie Segar (sim, esse mesmo, o criador do Popeye) mas... neste caso, sob apropriação gráfica de José Feitor), excelente ilustração de João Maio Pinto, mas também outras de André Lemos, José Feitor, Luís Henriques, Rosa Baptista, Bárbara Rof, Joana Latka, Joana Figueiredo, Bruno Borges e Filipe Abranches. Há textos de muita gente, como, por exemplo, Adolfo Luxúria Canibal, Miguel Antunes, José Povo, Pedro Torneiro e João Bragança (o "Braganssa" deu um "paço" na "diressão" do "precepíssio") - isto é uma "private joke" que o fanzinista e professor J.B. entenderá, e mais quem ler o texto dele.
O presente fanzine destina-se aos respectivos subscritores (sou o 001, qualquer dia tenho direito a uma bd em serigrafia, digo eu...) e é acompanhado pelo cd "Amálgama Sonora", realizado por Filipe Leote.

Fazem parte do grupo de bedês antes mencionadas, as duas visíveis nesta separata, da autoria de Marte.

Néscio
Maio 2006
Impressão digital a preto e branco
Formato A5
Capa em papel de cor cinzenta e 44 páginas de papel branco, mais separata em papel amarelo
Editor: Imprensa Canalha
Endereço: Rua de Santa Justa, 6-3º
1100-485 Lisboa

------------------------------------------------------

Outros elementos acerca do fanzine, inclusive estupenda sequência de uma bd "futebolística" de José Feitor no blogue Divulgando Banda Desenhada, cujo endereço é

http://divulgandobd.blogspot.com

sábado, junho 17, 2006

Tertúlia Lisboa dos Fanzines na Feira Laica

Na próxima 3ª feira, a terceira do mês - data sempre reservada para a reunião mensal da pequena e informal Tertúlia Lisboa dos Fanzines - lá estarão alguns dos faneditores mais participativos em actividades pró-fanzinísticas.
Isto porque a Tertúlia foi desafiada para tomar conta duma banca de fanzines na próxima Feira Laica, que se realizará dias 24 e 25 deste mês de Junho.
Além dos elementos que desta vez irão representar a Tertúlia Lisboa dos Fanzines - GL, Andreia Rechena e Lucas -, conto também com mais as seguintes presenças: Entropia, Cyberextractus e o Grupo dos Mangás (alguns fãs da BD japonesa que se costumam juntar na Tertúlia BD de Lisboa).
Isto vai dar para duas bancas e muitos fanzines.
Para quem anda a par dos eventos culturais alternativos lisboetas, já conhece a Feira Laica, - um nome catita - que se mostrou por vártias vezes em locais desencontrados e inesperados, mas sempre impregnada da especial atmosfera ligada aos fanzines e outras produções artísticas artesanais.
Mais pormenores sobre feirantes e respectivas produções, além de restantes elementos lúdicos gastronómicos podem ser obtidos através do "site" da Bedeteca de Lisboa.

quinta-feira, junho 15, 2006

BD Star (fanzine de BD infantil)- Abril 06

Capa do fanzine BD Star, preenchido por bandas desenhadas da autoria de crianças

Digno de registo fanzinístico este BD Star, um fanzine saído de workshop realizado com crianças dos 7 aos 12 anos na Fundação de Serralves, sob orientação artística e pedagógica de Marco Mendes, um portuense também autor-artista de banda desenhada e fanzinista.
Cowboy Jack, um "western" de tipo ocidental em escalão etário infantil
----------------------------------------------------------
BD Star
Capa e miolo (20 páginas a preto e branco), com uma folha/separata em papel de cor
Formato A4
Data da edição [Abril, Páscoa, 2006]
Tiragem: 25 exemplares
Editor: Marco Mendes
Endereço: Rua Guedes de Azevedo, nº 131-4º-esq.º
4000 Porto
------------------------------------------------------
"Post" remissivo
Há outro "post" sobre este tema de "Fanzines de BD infantil". Para ver, basta ir à rubrica "Archives" e clicar em
2006
Jun.15 - BD Star

quarta-feira, junho 14, 2006

Era Uma Vez... - nº XLII - Abril 06

Capa do fanzine Era Uma Vez

O episódio incluído neste 42º número do fanzine Era Uma Vez... pertence, por argumento e desenho, a Vincent Daniel, em conformidade com a informação do estudioso inglês Denis Gifford (que nas minhas andanças bedísticas conheci pessoalmente no Salão BD italiano de Lucca), e foi publicado originalmente na revista infantil Puck, entre 3 de Outubro e 7 de Novembro de 1936.
Prancha inicial de Danger on the Line!, uma bd de Vincent Daniel, publicada na revista inglesa Puck

Episódio inédito em Portugal, que A.J.Ferreira intitulou Ouro nos Rails, num evidente desfasamento com o título original Danger on the Line.
E porquê tal discrepância? Porque assim o meu amigo Sr. Ferreira pôde anexar o episódio num tríptico de histórias ferroviárias, visto que já tinha publicado anteriormente o título Perigo nos "rails", seguido por Crime nos "rails".
-----------------------------------------------------
Título do fanzine: Era uma vez...
Formato A4
Tiragem inicial: 3 exemplares (*)
Editor: A.J.Ferreira
Lisboa
Distribuidor: Vilelivros
Lisboa

(*) Nota: O distribuidor encarrega-se de fazer mais cópias, consoante os pedidos
-----------------------------------------------------
Para quem ficar interessado no assunto, há mais uma prancha desta bd no blogue Divulgando Banda Desenhada que pode ser vista clicando no endereço abaixo indicado
http://divulgandobd.blogspot.com

segunda-feira, junho 12, 2006

Cospe Aqui - Abril 06

Capa do fanzine Cospe Aqui, uma edição de Marco Mendes e Miguel Carneiro

Em fins de Maio fui convidado para ir ao Monte, um novo espaço de múltiplas actividades culturais, na rua do Monte Olivete, fronteira do Bairro Alto. E para quê? O Zé Feitor organizava lá um daqueles seus eventos, desta vez para lançamento dos fanzines (estes portuenses dizem "das fanzines", ké kssáde fazer?) editados por um grupo de malta fixe do Porto.

Um desses fanzines é exactamente o Cospe Aqui, com bandas desenhadas (algumas de invulgar qualidade estilística) de vários autores-artistas de geração recente, como acontece com Marco Mendes, Miguel Carneiro e Nuno Sousa, além da participação de Didi Vassi, Manuel João Vieira (sim, esse catita em que estão a pensar), Janus (olá, Janus, tudo bem contigo?), João Marçal, André Lemos, e Mike Diana, este com a bd Egg Murder.

Um exemplar (sem número...) sumptuoso, "abrilhantado" por uma separata em quadricromia; este zine já tem antecedentes (também não numerados, e com títulos diferentes), em edição de Dezembro 2004, Fevereiro, Abril e Junho de 2005.
A 2ª prancha de um conjunto de três, componentes de uma bedê sem título de Marco Mendes

Muito bom trabalho, dentro do estilo gráfico sujo (neste caso), num episódio de vida jovem sem preconceitos nem pudores deslocados. Veja-se o estilo: "Era sábado e eu já não fodia há uma semana (...) ".
Marco Mendes, juntamente com Miguel Carneiro, seu cúmplice fanzinístico na feitura do zine Cospe Aqui, significaram para mim uma surpresa positiva.
Tanto assim que de Miguel Carneiro reproduzi 3 pranchas 3! no meu outro blogue, o "Divulgando Banda Desenhada".
-----------------------------------------------------
Título do fanzine: Cospe Aqui
Capa em cartolina, a cores, e 80 páginas a p.b., mais uma separata formato A3, a cores
Data da edição: Abril 2006
Editores: Marco Mendes e Miguel Carneiro
Endereço: Rua Guedes de Azevedo, 131-4º-esqº
4000 Porto
telef. 964122699 933407885

Endereço electrónico
ah.mula@gmail.com
--------------------------------------------------------------------------
Para visionamento das tais três pranchas de Miguel Carneiro, no blogue Divulgando Banda Desenhada, basta clicar no endereço abaixo:
http://divulgandobd.blogspot.com

quinta-feira, junho 08, 2006

Banda Desenhada e Ficção Científica - Prémio da SOBREDA BD para "Melhor Fanzine 2005" (ex-aequo com Jazzbanda)

Buck Rogers desenhado por Murphy Anderson, imagem a ilustrar a capa da obra Banda Desenhada e Ficção Científica, ensaio literário da autoria de Jorge Magalhães

Excelente edição, proporcionada pela realização do 15º Salão Internacional de Banda Desenhada de Moura - Moura BD/2005.

Esta obra, que poderá ser eventualmente classificável (ao limite) como fanzine de estudo - porque não é livro, nem revista comercial, mas antes uma publicação editada sem intuito lucrativo -, debruça-se atentamente sobre a Ficção Científica, temática recorrente na Banda Desenhada.

Intitulada Banda Desenhada e Ficção Científica - As Madrugadas do Futuro, a peça literária que compõe o miolo considera-se como sendo também o título da publicação.
A dita peça é da autoria do argumentista e estudioso Jorge Magalhães, e constitui um bem documentado texto, ilustrado por valiosa selecção iconográfica.
Prancha da obra The Long Tomorrow, de Moebius - in revista O Mosquito (V série), reproduzida neste estudo como exemplo da Ficção Científica na BD europeia

Voltando à já mencionada selecção iconográfica, ela incide sobre imagens extraídas de antigas revistas portuguesas, tanto de autores nacionais (António Barata, Nuno San Payo, Júlio Resende - sim, o pintor, ele também fez BD na sua juventude -, Vítor Péon, Victor Mesquita, Nélson Dias, Relvas, José Ruy), como de estrangeiros (Emílio Freixas, Alex Raymond, Dan Barry, Clarence Gray, Paul Norris, Raymond Poïvet, Frank Bellamy, Don Lawrence, Moebius).

Uma peça de colecção imprescindível para fanzinistas, fanzinéfilos, fanzinólogos e também para os bedéfilos em geral. Igualmente indispensável nas fanzinetecas já existentes em Lisboa (na Bedeteca) e na Amadora (no CNBDI).

Banda Desenhada e Ficção Científica - As Madrugadas do Futuro
Autor: Jorge Magalhães
Editor: Câmara Municipal de Moura
Formato A4
Impressão: Offset, a cores, em papel "couché"
Tiragem: 500 exemplares
48 páginas
Preço € 12.50
Data: Novembro 2005

sábado, junho 03, 2006

Cadernos Sobreda BD - nº 20 - Maio 06

Capa do fanzine Cadernos Sobreda BD, realizada sob pintura de Carlos Alberto.

Em edição do Grupo Bedéfilo Sobredense - GBS, saíu o nº 20 do fanzine Cadernos Sobreda BD, totamente dedicado ao autor-artista Carlos Alberto.

Como quase sempre tem acontecido, a realização do evento Salão Internacional de Banda Desenhada da Sobreda, ou, simplificadamente, como também escrevem os seus responsáveis, Sobreda BD, proporcionou o ensejo de ser editado mais um número do acima citado fanzine.
A primeira prancha da banda desenhada O Combate de Pembe, da autoria de Carlos Alberto

Editado em papel "couché", com capa e contracapa a cores, sendo o miolo a preto e branco, o presente nº 20 destes "cadernos" é integralmente dedicado a Carlos Alberto, através de duas antigas bandas desenhadas suas, recuperadas de revistas: O Combate de Pembe, editada inicialmente na [revista] Mundo de Aventuras (do nº 367, de 23 de Agosto de 1955, ao nº 373, de 4 de Outubro de 1956); e Em busca de provas, originariamente editada em Espanha - pormenor pouco conhecido - pela editora Bruguera.
Esta banda desenhada foi mais tarde traduzida para português e publicada na [revista] Pirata, e ainda outra vez no suplemento O Cuco, coordenado por Dâmaso Afonso no jornal eborense Diário do Alentejo.
---------------------------------------------------------
Carlos Alberto (Carlos Alberto Ferreira dos Santos) que, na Pintura, assina Carlos Alberto Santos, nasceu em Lisboa em Julho de 1933.
Tem bandas desenhadas publicadas em diversas revistas, entre outras Camarada e Mundo de Aventuras. mas, injustamente, no seu currículo bedístico, conta apenas com um álbum, cujo título é Camões.
---------------------------------------------------------
Cadernos Sobreda BD
Nº 20 - Maio 2006
Editor:
Grupo Bedéfilo Sobredense - GBS
Sobreda
Almada
---------------------------------------------------------------------------------
Quem estiver interessado em visionar uma prancha da banda desenhada Em busca de provas, acima referida, obviamente da autoria de Carlos Alberto (outra das bedês reproduzidas neste fanzine), pode fazê-lo no blogue Divulgando Banda Desenhada, cujo endereço é o seguinte:
http://divulgandobd.blogspot.com