fanzines de banda desenhada

sábado, junho 03, 2006

Cadernos Sobreda BD - nº 20 - Maio 06

Capa do fanzine Cadernos Sobreda BD, realizada sob pintura de Carlos Alberto.

Em edição do Grupo Bedéfilo Sobredense - GBS, saíu o nº 20 do fanzine Cadernos Sobreda BD, totamente dedicado ao autor-artista Carlos Alberto.

Como quase sempre tem acontecido, a realização do evento Salão Internacional de Banda Desenhada da Sobreda, ou, simplificadamente, como também escrevem os seus responsáveis, Sobreda BD, proporcionou o ensejo de ser editado mais um número do acima citado fanzine.
A primeira prancha da banda desenhada O Combate de Pembe, da autoria de Carlos Alberto

Editado em papel "couché", com capa e contracapa a cores, sendo o miolo a preto e branco, o presente nº 20 destes "cadernos" é integralmente dedicado a Carlos Alberto, através de duas antigas bandas desenhadas suas, recuperadas de revistas: O Combate de Pembe, editada inicialmente na [revista] Mundo de Aventuras (do nº 367, de 23 de Agosto de 1955, ao nº 373, de 4 de Outubro de 1956); e Em busca de provas, originariamente editada em Espanha - pormenor pouco conhecido - pela editora Bruguera.
Esta banda desenhada foi mais tarde traduzida para português e publicada na [revista] Pirata, e ainda outra vez no suplemento O Cuco, coordenado por Dâmaso Afonso no jornal eborense Diário do Alentejo.
---------------------------------------------------------
Carlos Alberto (Carlos Alberto Ferreira dos Santos) que, na Pintura, assina Carlos Alberto Santos, nasceu em Lisboa em Julho de 1933.
Tem bandas desenhadas publicadas em diversas revistas, entre outras Camarada e Mundo de Aventuras. mas, injustamente, no seu currículo bedístico, conta apenas com um álbum, cujo título é Camões.
---------------------------------------------------------
Cadernos Sobreda BD
Nº 20 - Maio 2006
Editor:
Grupo Bedéfilo Sobredense - GBS
Sobreda
Almada
---------------------------------------------------------------------------------
Quem estiver interessado em visionar uma prancha da banda desenhada Em busca de provas, acima referida, obviamente da autoria de Carlos Alberto (outra das bedês reproduzidas neste fanzine), pode fazê-lo no blogue Divulgando Banda Desenhada, cujo endereço é o seguinte:
http://divulgandobd.blogspot.com

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial