fanzines de banda desenhada

quarta-feira, maio 24, 2006

Dazed &... Confused - [Abril] 06

Dazed &... Confused é um splitzine, isto é, um fanzine com duas capas. Tentando explicar melhor: trata-se de um fanzine que tem leitura de trás para a frente, e vice-versa. O Leonardo De Sá usa o termo "reversível".

Neste formato, a leitura pode começar por uma qualquer das capas. Geralmente, até ao meio, a leitura tem um sentido, a partir do meio o sentido é inverso.

Os responsáveis por este zine especial são Joana Figueiredo e Rafael Gouveia, ambos autores de BD e já editores de outros fanzines.



Capa (em sentido inverso à outra) desenhada por Rafael Gouveia
Uma imagem (vinheta-prancha) da bd de Rafael Gouveia
A capa (com a imagem invertida relativamente à da capa contrária) desenhada por Joana Figueiredo
Uma imagem (vinheta-prancha) da bd de Joana Figueiredo

Neste splitzine também o miolo segue a mesma estratégia formal, ou seja, tem, até ao meio, um sentido, estando a segunda metade ligada à outra capa, aparentemente invertida.

As imagens traçadas por Rafael Gouveia e Joana Figueiredo - cada um na sua metade, têm escassa sequencialidade, mas têm. Constituem, ao limite mínimo, episódios sequenciais.

Um pormenor que pode parecer inexplicável é o facto de os textos do zine estarem em inglês. Explicação: o Dazed &... confused era para ser lançado no Salão de Banda Desenhada de Estocolmo, mas não foi terminado a tempo.

Duma estranha cabeça, gerada pela Joana, sai a frase: "The worst production ever made". Bem, se assim é ou não, fica para ser julgado por quem tiver acesso à peça. Por mim, digo que o resultado não deslumbra, mas... pode surpreender. Confirmem.

  • Dazed &... Confused
    S/nº - Maio 200
  • Formato A5, com 24 páginas incluindo capa
    e contracapa, tudo a p/b
  • Tiragem: 30 exemplaresMaio 2006
  • Editores: Joana Figueiredo e Rafael Gouveia
  • Local da edição: Lisboa

----------------------------------------------------------
Nota também no blogue Divulgando Banda Desenhada, cujo endereço é:
http://divulgandobandadesenhada.blogspot.com


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial