fanzines de banda desenhada

sexta-feira, maio 19, 2006

Era uma vez... - Março 06

Capa do nº XLI do fanzine Era uma vez..., onde se reproduzem partes da obra Rob the Rover, do autor inglês Walter Booth
Rob the Rover é o título original desta excelente obra criada pelo ilustrador inglês Walter Booth, publicada no jornal/revista Puck, editado em Inglaterra a partir de 1920.

Em Portugal, a série começou a ser conhecida, embora editada parcialmente, desde Dezembro de 1922. O título em português com que se tornou popular foi Pelo Mundo Fora.
----------------------------------------------------
A. J. Ferreira (que assina, por vezes, António J. Ferreira) é actualmente o mais veterano editor de fanzines, sendo igualmente um historiador prestigioso da arte sequencial conhecida, desde fins dos anos sessenta, por Banda Desenhada, mas que ele prefere continuar a chamar Histórias aos Quadradinhos, mantendo-se fiel à expressão aprendida na infância e adolescência.
De há uns anos a esta parte - e já lá vão bastantes -, o Sr. Ferreira, forma respeitosa como todos nós o tratamos, decidiu passar a publicações próprias o imenso acervo de notas que foi tomando ao longo da existência, o que fez em várias obras por ele mesmo editadas.

O mais recente fanzine de sua edição é este Era uma Vez..., que atingiu em Março o nº XLI, numeração romana que é capaz de causar alguma confusão aos bedéfilos mais novos (será que na escola actual ainda se aprende, tão extensamente, estes caracteres? hummm...).
-----------------------------------------------------
Era uma vez...
Nº XLI - Março 06
Formato A4
Capa e contracapa a uma cor, miolo em papel creme
Tiragem: 3 exemplares (*)
Editor:
A.J.Ferreira
Lisboa

Distribuidor: Vilelivros
Lisboa

(*) Nota: O distribuidor encarrega-se de fazer tantas cópias quantos os interessados
-----------------------------------------------------
Quem tiver vindo directamente a este blogue, e tiver interesse em visionar mais uma prancha da banda desenhada Rob the Rover, pode ver um "post" no blogue Divulgando Banda Desenhada, no endereço:
http://divulgandobd.blogspot.com

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial