fanzines de banda desenhada

quarta-feira, maio 10, 2006

Fanálbum sem título - Abril 06


Capa de fanzine (neste caso, fanálbum), que aparece sem título, apenas com a simples indicação de "Moutinho 2006", estando Moutinho com letra de assinatura. Trata-se de edição algo desajeitada (uma página em branco no princípio, mais duas nas mesmas condições no fim do álbum) feita por alguém, aparentemente, pouco exigente em termos visuais e de pouco rigor editorial.

Detectado o dito Moutinho, confirmei ser ele o editor e autor da banda desenhada (portanto, editautor, tarefa dupla). Chama-se Fernando Moutinho Lopes, é natural de Lisboa, mas está actualmente a viver no Bombarral, local onde foi feita a edição, embora essa informação não conste em nenhum lado.

A acção do episódio passa-se em Janeiro de 1945 e localiza-se em Budapeste, capital da Hungria. Várias Divisões Alemãs estão em retirada, entre elas o 4º Corpo Panzer 55, que pretende reconquistar Budapeste.
Nesta obra fragmentária detecta-se um ponto de vista simpatizante com a actuação das tropas alemãs, visto serem elas focadas. Na imagem acima observa-se o avanço da Divisão Panzer.

A concretização gráfica privilegia a figura humana, rostos e corpos em estilo realista, com apoio fotográfico, bem assim o desenho dos tanques.

O álbum está editado em formato oblongo (21x15cm), vulgo "formato italiano".
Capa e miolo (13 páginas a cores, mais a página 2 sem nada, e ainda uma folha em branco).

Editautor (editor/autor da BD) - [Fernando] Moutinho [Lopes]
Data da edição: [Abril] 2006
Local da edição: [Bombarral]

1 Comentários:

Às 5:33 da tarde , Blogger Geraldes Lino disse...

Olá, daqui é o fanzinista português. Em português de Portugal, fanzineiro tem um certo ar depreciativo ou pejorativo mesmo. Dou-lhe três exemplos: quem não gosta dos políticos, chama-lhes politiqueiros; os tipos que aparecem a discutir futebol, o pessoal chama-lhes futeboleiros; e àquelas pessoas exageradamente nacionalistas, chama-se-lhes patrioteiros...).
Mudando de assunto:Já lhe escrevi, entretanto. espero que tenha recebido a minha resposta. E gostei do seu sítio.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial