fanzines de banda desenhada

sexta-feira, julho 29, 2016

Stabat Mater




Duas imagens da capa, a que fica visível (em cima) e a montagem que se vê quando se abre (a folha da capa tem uma abertura oval que serve de moldura à ilustração subjacente)



Stabat Mater é o título que aparece na capa de uma publicação que se pode classificar de fanzine, o qual comporta duas bandas desenhadas, ambas concebidas ficcionalmente e desenhadas por Patrícia Guimarães, sendo que a primeira é a mais extensa e sem palavras.

Exceptuando a capa, todo o conteúdo é a preto-e-branco, reforçando o enredo opressivo da novela gráfica Stabat Mater, localizada num ambiente rural onde os intervenientes se dedicam em exclusivo à criação de porcos.

A iluminar fugazmente a atmosfera deprimente, apenas o cruzamento de olhares entre dois jovens, o que será suficiente para deflagrar uma cena trágica.

A obra, ilustrada sequencialmente, tem grande força dramática, dando a conhecer o talento singular de Patrícia Guimarães.
Que volta a manifestar-se na curta que completa o volume, "Amor de Mãe", em apenas duas pranchas, mas suficientes para plasmarem um episódio intenso e realista.  


Ficha técnica
Título: Stabat Mater
Formato: 19x26cm
24 páginas
Editautora: Patrícia Guimarães
Data da edição: Novembro de 2015
Local: Lisboa

patriciaguimaraes.weebly.com
fanzinesemartelos.blogspot.pt 

-----------------------------------------------
PATRÍCIA GUIMARÃES

Autobiobibliografia

Patrícia Guimarães nasceu em Lisboa, no ano de 1985, onde reside e trabalha. Licenciada em Arte e Multimédia - Animação, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) em 2011. Frequentou o Curso Laboratório de Ilustração e Banda Desenhada, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), em 2014.   
Em 2014 e 2015 integrou a equipa de traçagem  na produtora MODOImago, para a produção do filme de animação VÍGIL e participou no desenvolvimento de outros projectos de animação.
Tem trabalhos publicados em fanzines como Nicotina, Preto no Branco, Your Mouth Is A Guillotine, e  O Princípio.  
Actualmente desenvolve projectos de Banda Desenhada, Ilustração e Animação 2D. Participa activamente no projecto artístico SOU ESTA CASA.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial