fanzines de banda desenhada

segunda-feira, março 14, 2016

BD - Fanzine editado em Aveiro

Além de todas as especificidades que já descrevi neste blogue a propósito de várias facetas que caracterizam os fanzines, há mais uma que ainda não me tinha ocorrido nelas incluir: a possibilidade de um faneditor editar mais um número decorridos dez, quinze, vinte anos, um qualquer espaço de tempo após ter sido editado o número anterior. (1)

É o que acontece com o fanzine BD, cujo nº4 foi editado em data recente, Janeiro do corrente 2016, após um interregno de trinta e três anos, visto que o nº3 teve edição em Março de 1983.

Saul Marques Ferreira é um veterano editor amador (faneditor), nascido em Aveiro em Junho de 1934. Começou a editar o seu fanzine - atribuindo-lhe o nº0 - em Outubro de 1977, dando-lhe o título de BD Fanzine de Divulgação da Banda Desenhada.

Neste nº4, editado trinta e três anos depois do nº3 (Março de 1983), Saul Ferreira mudou-lhe ligeiramente o título que aparece no topo da capa para BD Fanzine de Estudo da Banda Desenhada, embora na ficha técnica se mantenha o subtítulo apresentado no nº0. Pormenores curiosos dos fanzines...

Mais um pormenor importante a registar: o lançamento deste nº4 do BD ocorreu durante o 3º Salão de Banda Desenhada de Aveiro, também iniciativa do faneditor, em Janeiro do corrente ano de 2016. (2)

O miolo contém: 
1) Uma banda desenhada de autores portugueses - J. Ramos, desenhador, com argumento/guião de Jartur - que criaram o episódio "Pedro Grilo em Operação Pára-Quedas", em seis pranchas.

2) Uma biografia do categorizado autor inglês Frank Bellamy (obtida pelo editor do zine em pedido ao The British Council), acompanhado por imagens de obras de Bellamy: "Fraser of Africa", "Thunderbirds", "Winston Churchil" (biografia em BD para a revista Eagle (1956), "João d'África Missão na Selva" e "David o Rei Pastor".

BD Fanzine de Divulgação da Banda Desenhada
Nº4 - Janeiro 2016
Formato A4 - 12 páginas
Tiragem - 5 exemplares
Editor (não indicado) - [Saul Marques Ferreira] 
Local: Aveiro (Portugal)

(1) Pormenor semelhante ocorreu com o meu fanzine Eros, cujo nº1 foi editado em Janeiro de 1987, tendo chegado ao nº9 e interrompida a publicação durante vinte anos, tendo sido editado o nº10 em 2007.

(2) Divulguei o evento no meu blogue "Divulgando Banda Desenhada". Os interessados poderão saber pormenores clicando no link:
 
http://divulgandobd.blogspot.pt/2016/01/saloes-bd-e-afins-salao-bd-de-aveiro.html 
  
------------------------------------------------
Imagens que ilustram o topo do post:
1 - Capa do fanzine
2 - Contracapa, com a pancha final da bd "Pedro Grilo em Operação Pára-Quedas"

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial