fanzines de banda desenhada

quarta-feira, novembro 25, 2015

Boletim do Clube Português de Banda Desenhada - Nº 139 - Março 2015





Como já é sabido de quem conhece o fenómeno editorial amador, uma publicação classifica-se de fanzine quer seja editada por um editor amador, quer seja por uma associação cultural sem fins lucrativos.

É o que acontece com o Boletim do Clube Português de Banda Desenhada (ou Boletim do C.P.B.D., título também usado), que aquela colectividade amadora, dedicada em exclusivo à BD, edita aperiodicamente.

Com início em Março de 1977, este fanzine é o mais antigo em publicação, embora apenas destinado à distribuição gratuita pelos associados daquele clube.

De há uns anos - quase vinte - a esta parte, o CPBD tem tido uma existência residual, com apenas cinco ou seis carolas a reunirem-se quinzenalmente.

Mas três desses associados têm agarrado a tarefa de continuar a editar o Boletim. Esta iniciativa tem tido uma limitação: a impressão a cores torna a edição consideravelmente cara, pelo que a tiragem tem sido exígua, apenas destinada a uns tantos interessados que se registam para a sua aquisição.

Com a reanimação em curso do clube, é provável que se altere o actual esquema, editando o Boletim a preto-e-branco, de forma a poder ser distribuído gratuitamente por todos os associados, mantendo-se eventualmente uma tiragem limitada a cores (um assunto a decidir pela nova direcção), destinada a coleccionadores que se mostrem interessados em adquirir um fanzine por um preço relativamente elevado. 

O presente nº139, datado de Março de 2015, continua a ser dedicado a um herói de origem inglesa chamado Sexton Blake, que atingiu considerável popularidade em Portugal.

Ficha Técnica
Título: Boletim do Clube Português de Banda Desenhada
Edição: Clube Português de Banda Desenhada
Coordenação: Paulo Duarte e Fernando Cardoso
Arranjo gráfico: Paulo Duarte
Formato: A4
Impressão: cópia digital
Capa a cores
Miolo a preto e branco e a cores
Nº139 - Março 2015





Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial