fanzines de banda desenhada

terça-feira, junho 30, 2015

Festival Silêncio e fanzine "Flanzine"





Vai haver muito barulho, de 2 a 5 de Julho, à volta do Festival Silêncio 2015, na sua 5ª edição. 

Onde? Entre o Cais do Sodré e Santos, passando pelo Jardim D. Luís, de que mostro uma imagem (desfocada, hélas!), ali ao lado do Mercado da Ribeira.

O Festival Silêncio engloba um outro evento, intitulado Zilêncio - Mostra de Zines e publicações independentes, onde se poderá encontrar o Flanzine - pelo título, dir-se-ia um fanzine comestível? -, entre as 16h e as 21h.

Há que esclarecer que o evento é bastante abrangente (tanto no programa como nos espaços que ocupa) e tem justas ambições. Apercebemo-nos disso ao ler o extenso e bem elaborado texto divulgatório. Reproduzo-o, com a devida vénia a quem o escreveu.

O Festival Silêncio é a celebração da palavra enquanto unidade criativa, veículo do pensamento e da criação.
O Festival tem lugar no Cais do Sodré (eixo da Rua de São Paulo), entre os dias 2 e 5 de Julho de 2015 e é um convite aberto à participação, transdisciplinaridade, inovação, experimentação e criação.
Durante quatro dias, o Festival Silêncio oferece à cidade de Lisboa uma programação pensada em conjunto com uma diversidade de artistas, produtores, entidades de criação, estruturas de divulgação e instituições de carácter social e cultural locais, nacionais e internacionais.
O Festival Silêncio é cinema, concertos, conversas, espectáculos, exposições, feiras, intervenções e workshops. É na rua, nas fachadas, nas montras, nas galerias, nos cafés, nos clubes, no museu, na praça.
O Festival Silêncio é a festa da palavra dita, escrita, pensada, encenada, cantada, musicada, filmada e ilustrada.

É um convite à cidade de Lisboa, é de todos e para todos.
Objectivos:
1. Celebrar a palavra como unidade de criação e conhecimento e incentivar a transdisciplinaridade, com uma aposta clara na reflexão, pesquisa, experimentação e inovação artísticas, facilitando a criação de novas ideias e a sua implementação através da colaboração e participação cultural ativa.
2. Assegurar uma programação diversa e inclusiva que promova a proximidade e o diálogo entre audiências, artistas, produtores e agentes culturais, potenciando iniciativas em que o público possa ter um papel activo na construção e na criação do Festival.
3. Desenvolver e assegurar um modelo de festival comunitário que, estimulando novos modos de participação cultural ao nível do bairro, contribua para o desenvolvimento de novas dinâmicas de proximidade local e potencie um sentimento colectivo de pertença, de participação comunitária e de solidariedade cultural.

O BAIRRO
A 5ª edição do Festival Silêncio tem lugar no bairro do Cais do Sodré (eixo de São Paulo), onde os diferentes espaços habitados se tornam palcos e espaços de programação e intervenção cultural. Exceptuando algumas actividades de formação e workshops, a programação é de acesso gratuito, estimulando diferentes dinâmicas de proximidade e de transmissão social e cultural, entre o bairro, os participantes e o público em geral.

AS PARCERIAS
O conceito programático do Festival Silêncio tem como premissa o diálogo interdisciplinar e tem como eixo temático as possibilidades da palavra, enquanto unidade e logos criativo. A programação do festival resulta do envolvimento comum e do contributo de dezenas de parcerias com vários agentes culturais, unidos em torno da criação de um programa que é um diálogo aberto com os participantes, o comércio local, os visitantes e os moradores.
Entre parcerias estratégicas, parcerias de programação, parcerias de divulgação ou parcerias de natureza logística, ao longo dos dois últimos meses, foi criada uma rede de parceiros que integra espaços de comércio e de programação local, assim como diferentes projectos, plataformas e instituições culturais, de âmbito local e nacional.
Esta rede de parcerias e as sinergias criadas tornam o festival um polo de visibilidade e dinamização de projetos e ideias e um ponto de encontro entre todos os participantes, visitantes e curiosos.

OS PERCURSOS
A edição 2015 do Festival Silêncio estabeleceu ainda parcerias institucionais com três entidades de programação, investigação e criação da cidade de Lisboa, nomeadamente com a Casa Fernando Pessoa, a Escola Superior de Belas Artes e a Fundação Saramago
A partir destas parcerias, foram criados três percursos temáticos, criando três caminhos de programação variada a ligar, cada um dos parceiros institucionais, à Praça de S. Paulo.

PARCEIROS DE PROGRAMAÇÃO – A Avó Veio Trabalhar; Associação Oficina do Cego; Associação Sentidos Ilimitados; Colectivo Frame 408/ Pátio Ambulante; Contabandistas de Estórias; Conversas de Lisboa/Arquivo 237; Douda Correria; Escrever Escrever; Falso Movimento – Estudos sobre escrita e cinema; Flanzine; GAU – Galeria de Arte Urbana; GivLOWe; IADE – Creative University; Libreto – Cadernos Artesanais; Lyceu Passos Manuel; Marítimo Lisboa Clube; Mia Soave; Museu da Marioneta; Musicbox; Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Sul; Porno Discos; Projecto Lit&Tour: Literatura e Turismo; Restaurante/Esplanada Jardim da Estrela; Tell a Story; Terra Incógnita – IV Festival Internacional de Contos de Lisboa, Literaturwekstatt Berlin.
PARCEIROS DE ACOLHIMENTO –  3D Spot; A Conserveira de Lisboa; A Viagem – Petiscaria Bar; Água de Beber; Arco da Velha; ArtefaB; BDO; Build My Bike; Café Tati; Can the Can; CAO – Café da Ordem dos Arquitectos; Casa dos Ovos Moles em Lisboa; Castro Beer; Champanharia do Cais; Don Castellana; Filart; Forninho da São Roque; Galeria Municipal da Boavista; GivLOWe; Groovie Records; Hamburgueria Gourmet: Café do Rio; Jamaica; La Creperie; La Puttana; Livraria do Desassossego; Livraria Palavra de Viajante; Lounge; Marítimo Lisboa Clube; Menage Strip Club; Mercearia Tosca; MIA Vintage; Musicbox; Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Sul; Pachamamma; Pastelaria 4 Estações; Pastelaria Atlântica; Pastelaria Paulista; Piano Aquário (Estúdio Vera Prokic); Povo; Preto no Branco; Quiosque-Biblioteca Jardim da Estrela; Restaurante/Esplanada Jardim da Estrela; Sol e Pesca; Sucrée; Taberna Tosca; Tokyo; Verso Branco; Viking; Wetani
APOIO À PRODUÇÃO ACS – Associação Cais Sodré; Armazém 42; Associação Mais Cidadania; Finepaper; Goethe-Institut Portugal; Lourisom; Mais Skillz; Prosonic; Rosa Filmes
APOIO À COMUNICAÇÃO – Leo Burnett Lisboa; Buran Studio; EC.ON – Escola de Escritas

CONTACTOS:
Festival Silêncio
Travessa dos Remolares, n 11, 2 Esq
1200 Lisboa
Office: 21 343 01 07
Para sugestões de programação: festivalsilencio@ctlisbon.com
Entrevistas e informações:sara.cunha@ctlisbon.com

Apoios Institucionais
CML
DGARTES
JUNTA FREGUESIA MISERICORDIA
Parceiros de Produção
EGEAC
ETIC
Iniciativa Inserida
FESTAS LISBOA













Festival Silêncio 2015

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial