fanzines de banda desenhada

segunda-feira, março 30, 2015

Prozines (I) - Cadernos de BD - 1ª série




Prozine é um zine editado por um profissional, ou, usando o diminutivo habitual, um pro.

Obviamente, um profissional da especialidade de que trata o fanzine. No que aos zines de banda desenhada diz respeito, terá de ser um profissional de BD a editá-lo.

É o caso deste prozine titulado Cadernos de BD: quem o editou foram dois profissionais de banda desenhada: Jorge Magalhães - argumentista de BD, e director literário de revistas de banda desenhada; e Catherine Labey, legendadora, tradutora e desenhadora de BD. 
Apresentam-se na ficha técnica como "Colectivo BD".

Com este exemplo pretendo esclarecer a confusão que existe acerca deste ramo das edições amadoras.

Há a noção errónea de que um prozine é obrigatoriamente uma publicação de grande qualidade gráfica, impressa em offset, com um aspecto de revista profissional e registada no depósito legal. 

Ora quando se encontram reunidas essas condições, mas o editor (ou editores) são amadores da especialidade que constitui o conteúdo da publicação, ela continua a incluir-se no conceito de fanzine.

E, ao invés, mesmo que o aspecto gráfico seja modesto, como acontece com este exemplar do Cadernos de bd (1ªsérie), que se apresenta com capa a uma cor e miolo a preto-e-branco (a 2ª série teve capas em quadricromia, o conteúdo continuou igual), mas é editado por profissional da BD (por acaso, dois), está-se perante um exemplo de prozine.

Há até um caso curioso a respeito desta noção: o meu fanzine Efeméride, editado no formato A3, em papel couché de boa gramagem e a cores, foi classificado como prozine por um júri e por esse motivo excluído da lista de fanzines. Ora sendo eu um editor amador, o Efeméride é um zine editado por um fã (ou fan), logo, um fanzine.

Ficha técnica
Título: Cadernos de BD

Fanzine de Estudo e Divulgação 
da 9ªArte produzido e editado por "Colectivo BD"
Nº 1  Julho de 1985
Preço: 125$00
Tiragem: 500 ex.
Depósito Legal 9174/85

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial