FANZINETECA DA AMADORA
No dia 8 de Novembro de 2014 passou a haver uma fanzineteca na Amadora, parte integrante de uma Bedeteca, dois equipamentos culturais dedicados à BD (porque a fanzineteca está preenchida com fanzines de banda desenhada), ambos os espaços inaugurados em simultâneo no edifício da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos.
Por enquanto, a fanzineteca ocupa apenas um pequeno espaço, e a sua abertura foi meramente simbólica, visto que o conteúdo fanzinístico se limita a dois expositores envidraçados horizontais, contendo quarenta e dois fanzines de banda desenhada, entre eles vários slimzines e fanzines-objecto.
A urgência na abertura oficial da bedeteca e da fanzineteca, no decorrer do Amadora BD 2014 - ocorrida já na véspera do encerramento do festival que acontece hoje, Domingo, dia 2 de Novembro - levou os responsáveis a acelerar o apetrechamento parcial dos dois novos espaços.
A fanzineteca acolherá para cima de dois mil fanzines BD (de, com, sobre, banda desenhada) - divididos por mais de quinhentos títulos - em resultado de uma doação deste mesmo bloguista/fanzinista/faneditor.
Fanzineteca na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães
2720-119 Amadora
Portugal
Nota: Fanzineteca e Bedeteca podem ser visitadas de 3ª Feira a Sábado, das 10h às 18h
Imagem que ilustra o topo do "post":
Capa do fanzine Nemo - nº 1, Março de 1986 - com imagem extraída da obra-prima de BD, Little Nemo in Slumberland, de Winsor McCay, fanzine editado por Manuel Caldas.
Nota: Trata-se de um exemplar precioso.
Etiquetas: Fanzineteca da Amadora, Fanzinetecas
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial