fanzines de banda desenhada

quinta-feira, abril 24, 2014

Fanzines, Esses Desconhecidos - Fandaventuras Special



Não se trata de iniciativa inédita no fanzinato luso, mas é bastante incomum um faneditor português editar um fanzine totalmente redigido em inglês. Com mais dois aspectos a reforçar a opção no mesmo sentido anglófono: a banda desenhada que constitui o conteúdo do zine tem por personagem central um inglês, Rob the Rover (que dá o nome à obra) e o autor desta narrativa gráfica de qualidade superior foi Walter Booth, da mesma nacionalidade.

Fandaventuras Special é o título do fanzine, e a sua finalidade é com certeza dar de novo visibilidade à citada obra clássica de BD, que em Portugal se intitulou Pelo Mundo Fora.

A indispensável recuperação gráfica. levada a efeito pelo designer gráfico Gus Peterson (pseudónimo de um veterano e categorizado autor português de BD que prefere manter o anonimato) é de elevada qualidade, visto que a maioria das imagens são extraídas directamente da revista inglesa Puck, pertencentes à colecção de Américo Coelho (que aparece na ficha técnica sob o pseudónimo de Amerígo Coniglio) o maior coleccionador português de revistas antigas inglesas. As vinhetas com os desenhos menos nítidos foram extraídas da revista portuguesa O Mosquito, por falta de alguns números do Puck no acervo do coleccionador português.

A série "Rob the Rover" teve início no nº 825 do citado magazine Puck, a 15 de Maio de 1920 (*). 
Em Portugal, a personagem Rob foi dada a conhecer aos leitores portugueses na revista ABC-ZINHO no Natal de 1922 (*). Devido ao interesse despertado na época aos apreciadores de BD (conhecidas então por "histórias aos quadradinhos"), a série seria também publicada posteriormente nas revistas Tic-Tac e O Mosquito.

Ficha técnica:
Fanzine
Fandaventuras Special 
First Volume
Título da obra: Rob the Rover - The Flying Fish Saga by Walter Booth
Formato oblongo "italiano" - Dim. 21x30cms
68 páginas a p/b
Capa e contracapa a cores 
Executive Director - Amerìgo Coniglio
Graphic Designer - Gus Peterson
Distribuition: gussy.pires@sapo.pt
Data da edição: não indicada [2014]

(*) Informação do estudioso e historiador A.J.Ferreira, na sua obra "Nº 13"

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial