fanzines de banda desenhada

domingo, abril 20, 2014

Exposição de fanzines (IV)







Por mera coincidência, há neste momento duas exposições dedicadas aos fanzines em simultâneo: esta de que se fala hoje aqui, patente ao público no Museu Etnográfico e Arqueológico Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, e outra apresentada no edifício "A Moagem - Cidade do Engenho e das Artes", no Fundão, que está visível no "post" anterior.

Trata-se de uma situação invulgar: dois eventos dedicados em exclusivo aos fanzines, ambos a decorrerem em espaços nobres, factor excepcionalmente valorizador para estes magazines amadores.

A exposição a que se refere o presente "post" é composta por fanzines de banda desenhada e de poesia. Os de BD foram retirados do acervo do blóguer autor destas linhas, os de poesia pertencem à colecção de Luís Paulo Meireles, funcionário do museu, aficionado de poesia e de fanzines.

A presente mostra, intitulada "Fanzines, Esses Desconhecidos", estará patente ao público até 27 de Abril, e é apresentado pelo museu com o seguinte texto (obedecendo ao actual AO90):


abril / mês dedicado aos fanzines

  
Em abril, venha descobrir o "mundo dos fanzines" no Museu da Nazaré!


Exposição "Fanzines: esses desconhecidos. De Geraldes Lino"
8 a 27 abril

Em abril, no mês em que se assinala o Dia Mundial do Livro (23 de abril), o Museu Dr. Joaquim Manso promove uma exposição de fanzines de Geraldes Lino, com o apoio da editora volta d'mar, dando a conhecer a sua importância no mundo social e na criatividade e liberdade individuais.


Conversa sobre fanzines
26 de abril, a partir das 15 h

No âmbito desta exposição, o Museu propõe uma tarde de encontro com autores e editores sobre este tipo de produção artística e literária, com momentos de animação dramática e musical.
Presentes nesta sessão, o militante da arte dos fanzines Geraldes Lino e o jovem autor e ilustrador Alexandre Esgaio.

Dos fanzines literários à edição de livros de circulação restrita, a volta d' mar, editora nascida na Nazaré, propõe uma sessão de encontro e conversas entre autores e leitores. Para além de outras editoras que navegam no mesmo espaço literário (Averno, Tea For One, Medula, Edições Mortas, edições besouro...) estarão presentes os autores publicados pela volta d' mar: Luís Paulo Meireles, m. parissy, Rui Almeida, Jaime Rocha, Rui Tinoco, Henrique Manuel Bento Fialho, Carlos Alberto Machado, entre outros.

Lançamento do mais recente livro de poemas da volta d' mar, "Fragmentos Tunisinos", de Amadeu Baptista.
Apresentação e leituras por Henrique Manuel Bento Fialho.


Colaboração: editora volta d'mar

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Imagens que ilustram o presente "post": 

1. Cartaz da exposição
2, 3, 4 e 5 - Fotos da exposição (fotos de Luís Paulo Meireles)


abril | mês dedicado aos Fanzines



Museu Dr. Joaquim Manso
Rua D. Fuas Roupinho – Sítio
2450-065 Nazaré
Portugal
Telef.: (+351) 262 562 801
Fax: (+351) 262 561 246
e-mail:
mjmanso@drcc.pt
 



-------------------------------------------------------------------------

Os interessados em ver/ler os anteriores "posts" dedicados a este tema, poderão fazê-lo clicando no item "Exposições de Fanzines" visível no rodapé

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial