fanzines de banda desenhada

segunda-feira, dezembro 09, 2013

Exposições (II) Exposição no AMADORABD/2013 - Fanzines Esses Desconhecidos




 

Pode parecer estranho que só agora fale neste blogue dedicado aos fanzines de uma exposição deste género de magazines editados por amadores (ou seja, fãs) inaugurada na Galeria Municipal Artur Bual a 25 de Outubro de 2013 e que esteve patente ao público até 10 de Novembro, período de tempo em que decorreu o 24º Festival Internacional de Banda Desenhada - AMADORABD/2013, de cujo programa fazia parte integrante.

Não o fiz por uma única razão: tendo a exposição o título de "Geraldes Lino Militante da BD e dos Fanzines", não me senti à vontade para ser eu próprio a emitir opinião acerca do assunto a que estava umbilicalmente ligado. Só agora me atrevo a referir-me à citada exposição (que, aliás, eu queria que se intitulasse "Fanzines Esses Desconhecidos") pelo facto de ter havido na blogosfera quem se tivesse dado ao trabalho de escrever sobre o assunto e o fotografasse: foram os meus amigos Carlos Fernando Cunha e sua mulher, Alexandra Sousa, no blogue que ambos dirigem, o JUVEBÊDÊ (*) num "post" datado de 25 de Novembro, ao qual, com a devida autorização dos citados blógueres (ou bloguistas) me limitarei a fazer o parasital copy paste do texto, que vai aparecer já em seguida, além de também lhes sacar as fotos, que aparecem no topo.
Eis o que eles escreveram:

Apesar de estar fora do núcleo central expositivo do Amadora BD, atrevemo-nos a dizer que esta exposição de Geraldes Lino, localizada na Galeria Artur Bual, durante o festival, foi das melhores exposições deste ano. Dedicada aos fanzines, estes estavam muito bem expostos, tudo muito bem estruturado e esteticamente irrepreensível. Também não podemos deixar de nos congratularmos com o facto do Juvebêdê ter feito parte da exposição, como podem comprovar pelas últimas imagens.(Por acaso neste "post" está na imagem do expositor visível em 4º lugar) 

Foram sucintos, mas em breves palavras, disseram o suficiente para me emocionarem. 
Também é verdade que foram os únicos participantes na blogosfera que focaram esta exposição. Razão principal (digo eu): provavelmente por estar bastante longe do núcleo principal do festival, o que implicava sair do Fórum Luís de Camões, na Brandoa (onde estavam os autores de BD a dar autógrafos, onde se situavam as livrarias com as novidades, onde se podiam apreciar exposições muito apelativas, designadamente a que tinha imagens originais do Super-Homem), e, ao invés, ter de percorrer de carro uns quilómetros de distância, até chegar à Câmara Municipal da Amadora (Avenida das Forças Armadas, freguesia de Mina) para ver uma simples exposição de fanzines... esses desconhecidos... 

 (*) Blogue JUVEBÊDÊ - juvebede.blogspot.pt (ver "post" de 21 Nov. 2013)

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial