fanzines de banda desenhada

domingo, julho 29, 2012

Banda Poética - 1º Fanzine Cabo-verdiano





Concretizou-se neste mês de Julho, em Cabo Verde, cidade da Praia, uma iniciativa surpreendente: o lançamento do primeiro fanzine cabo-verdiano, intitulado Banda Poética. Tal como se depreende, abarca dois temas - poesia e banda desenhada -, e nele ressalta um pormenor inesperado: foi editado por iniciativa de uma portuguesa, ali residente temporária, Inês Ramos.

Amante de poesia, em primeiro lugar, mas também apreciadora de BD, a designer gráfica portuguesa deslocou-se a Cabo Verde há dois anos, a cumprir um contrato, na capital do país. Mas para além da sua actividade profissional, a nossa amiga portuguesa, com temperamento de lutadora e acentuada pulsão por actividades literárias e artísticas, resolveu a certa altura - Novembro de 2011 - começar a organizar no Centro Cultural do Palácio Ildo Lobo, um evento inusitado, que intitulou de "Feira de Poesia e Banda Desenhada", com carácter periódico, realizado mensalmente.

Os contactos com alguns cabo-verdianos apreciadores das duas áreas fez nascer em Inês a ideia de lançar um fanzine. A pouco e pouco foi conseguindo umas tantas colaborações, e assim reuniu várias peças - diversos poemas e uma banda desenhada, esta da autoria de Heguinil Mendes - suficientes para editar o Banda Poética, que, até prova em contrário, terá sido o primeiro fanzine editado em Cabo Verde, graças ao espírito irrequieto e criativo de uma portuguesa.

Inês Ramos, também bloguista com o blogue "Porosidade Etérea", vai voltar a Portugal no final deste mês de Julho, e conto com ela na minha Tertúlia BD de Lisboa, no dia 7 de Agosto.
Entretanto, já foi convidada para participar num Festival Internacional de Banda Desenhada a realizar na Argélia.

Saravá, amiga Inês Ramos! 

As imagens que se vêem no topo do "post", são as seguintes (de cima para baixo):

1) Cartaz do fanzine
2) Prancha de banda desenhada reproduzida no fanzine, da autoria do cabo-verdiano Heguinil Mendes 

----------------------------------------------------------------------------------------

“Banda Poética”
Fanzine de Poesia e Banda Desenhada
Nº1 - Julho 2012
Formato A4, capa e contracapa a cores, miolo a preto e branco.
Edição, Design e Paginação: Inês Ramos
Desenhos e poemas de: Álvaro Cardoso, Anilton Levy, António Lopes Teixeira, Flor Porto, Heguinil Mendes e Sai Rodrigues.
Impressão: F&Ciência
Tiragem: 500 exemplares
Preço: 300$00
Cabo Verde

Contactos:
Inês Ramos: inesramos.designer@gmail.com
Álvaro Cardoso: alvarocardoso2012@hotmail.com
Anilton Levy: ajbooss@hotmail.com
António Lopes Teixeira: alteixeira24@gmail.com
Flor Porto: fdeporto@hotmail.com
Heguinil Mendes: heguimendes@yahoo.com
Sai Rodrigues: sairod99@gmail.com

Etiquetas:

1 Comentários:

Às 9:48 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

poetandré francisco gil adorando o zinescrito,palavras e mais protestos,tanta coisa,tanta informação,tanto conhecimento que exigirei futuramene um implante de chip.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial