fanzines de banda desenhada

quarta-feira, junho 11, 2014

Exposições de Fanzines no estrangeiro (I) UGRA - Exposição de Zines no Brasil (São Paulo)

No Brasil, mais concretamente na grande urbe que dá pelo nome de São Paulo, há uma entidade fanzinística, chamada UGRA, que edita e divulga fanzines de todos os temas - creio que os de banda desenhada (ou histórias em quadrinhos) são os que têm prevalência, mas acarinham igualmente os de ficção científica, música pop, poesia, entre outros assuntos culturais e artísticos.

Dinamicamente, os "ugrenses" organizam anualmente uma exposição, e já estão neste momento, com grande antecedência, a convocar fanzinistas (ou fanzineiros, como preferem dizer os brasileiros), tanto faneditores como autores a fim de participarem no evento.

O Ugra Zine Fest 2014 (ou "Panorama Internacional de Zines e Outras Publicações Independentes") terá por núcleo fixo uma vasta exposição, a realizar no Centro Cultural São Paulo.

Nessa exposição estarão patentes ao público fanzines dedicados aos mais diversificados temas, com especial incidência em banda desenhada, música, cinema, literatura (ficção e poesia), arte urbana, espiritualidade. 

Pela entidade organizadora será editado um catálogo a fim de ser distribuído gratuitamente.

O evento decorrerá entre 20 de Setembro e 4 de Outubro de 2014. 

Pormenores importantes retirados por copy paste do texto que me foi enviado:

Quote:
Quem pode participar?
A exposição pretende cobrir a produção de fanzines, zines e publicações alternativas impressas em toda sua abrangência. Quadrinhos, música, cinema, literatura, perzines, artzines, queerzines, arte urbana, espiritualidade… vale tudo! Não existem restrições temáticas, com exceção dos boletins religiosos ou partidários, que serão ignorados.
.
> Como participar?
Envie sua(s) publicação(ções) para o seguinte endereço:
a/c Douglas Junior Utescher Alves
Caixa Postal 777
São Paulo / SP
CEP: 01031-970
.
* Não esqueça de enviar um e-mail para contato.
* Assim que recebermos o material, enviaremos por e-mail uma ficha de inclusão que o editor deverá preencher e devolver (também por e-mail). Essa ficha conterá as informações necessárias para a correta catalogação da sua publicação. Sem o preenchimento da ficha, sua publicação NÃO participará da exposição.
.
> Prazo:
As publicações devem ser postadas impreterivelmente até o dia 1º de agosto. Todo material postado após essa data ficará arquivado para a exposição de 2015.
.
> Dúvidas? Sugestões?
uzf@ugrapress.com.br

.

Para mais pormenores, visitar o seguinte endereço:


APROVEITO PARA RESSALTAR, COM TODA A JUSTIÇA, O FACTO DE OS FANZINES (OU ZINES, SIMPLES DIMINUTIVO) MERECEREM NO BRASIL A CONSIDERAÇÃO DE TER UM EVENTO DESTA DIMENSÃO!
SARAVÁ, IRMÃOS FANZINISTAS BRASILEIROS!  

-------------------------------------------------------------------------
Os interessados em ver/ler os anteriores "posts" dedicados a este tema, poderão fazê-lo clicando no item "Exposições de Fanzines" visível no rodapé

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial