fanzines de banda desenhada

domingo, abril 26, 2015

Bhreu Fanzine - Nº1 - Primeiro zine editado na Sertã














Na Vila da Sertã há um clube centenário com finalidades culturais e recreativas, que de facto as cumpre, apoiando bandas de música pop, organizando concertos de música erudita, promovendo sessões de teatro e de cinema.

Recentemente, algumas pessoas com interesses diversificados - música, design, banda desenhada e fanzines, entre outros - decidiram editar um fanzine, o Bhreu, sob a égide do Clube da Sertã.

Em Dezembro de 2014 editaram o número zero, gostaram da experiência, e o resultado surgiu com o nº1, datado de Abril de 2015.

Tal como o nº0, experimental, este primeiro mantém um conteúdo bastante variado, englobando poesias, desenhos, artigos sobre bandas musicais - designadamente as Texabilly Rockets e Nightmare and Wolfmen Trio -, trabalhos fotográficos, uma reportagem dedicada a um sapateiro à moda antiga da Sertã, uma aguarela, uma composição, o retrato desenhado de Elvis Presley, uma ilustração (na contracapa) e duas bandas desenhadas. 

No que concerne a este último tema - especialmente apreciado no presente blogue -, há um caso muito curioso, o de uma bd realizada pelo músico Rui Martins quando tinha apenas quatorze anos. A originalidade está logo presente no título, "O Assassino dos Assassinos", e a trama ficcional encaminha o leitor/visionador para um final altamente desconcertante e imaginativo.

Estava em embrião, no então jovem Rui Martins, um potencial autor de BD. Mas outras capacidade suas, inatas, conquistaram-no e levaram-no a segui-las, acabando por ganhar notoriedade nas vertentes de músico e cantor.

Ficha Técnica

"Directores, Editores e Ditadores deste fanzine, são todos aqueles que não participam"
  
Título: Bhreu Fanzine
Nº 1 - Abril de 2014
Formato: A4 (21x29,7cm)
Número de páginas: 34 (mais capa e contracapa)
Impressão digital a preto e branco e cores

Tiragem de 100 exemplares
Sem regularidade periódica

Uma produção:
Clube da Sertã

 
Morada: Rua Serpa Pinto
Código Postal: 6100-730 Sertã 
Telefone: +351 918 721 460
http://clubedaserta.pt

Para participar, enviar trabalhos para o endereço de email.
bhreufanzine@clubedaserta.pt

     

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial