fanzines de banda desenhada

terça-feira, junho 20, 2006

Era Uma Vez... - Nº XLIII - Maio 06

Capa do fanzine Era Uma Vez..., um magazine ilustrado dedicado à recuperação de antigas histórias aos quadradinhos, sendo que, por vezes, o faneditor A. J. Ferreira dá como bónus a edição de episódios ainda inéditos entre nós

Abaixo pode ver-se uma cena de tortura, coisa raramente visível na Banda Desenhada, extraída da revista Le Petit Illustré nº 801, de 25 de Janeiro de 1920.
Ainda mais surpreendente se torna a imagem, atendendo ao facto que os editores da citada publicação francesa a dirigem, em legenda colocada sob o título, "pour la jeunesse et la famille".
O estudioso A.J.Ferreira escreve e edita, como ele diz, "para os que gostam de Jornais Infantis, de Literatura Popular e de Histórias aos Quadradinhos".
Dentro do prisma enunciado, o 43º número do fanzine Era uma vez apresenta um episódio protagonizado por Iko Térouka, detective japonês, personagem invulgar na BD europeia.
A bd de que acima se reproduzem três vinhetas foi publicada com montagem diferente da original, sendo que a remontagem efectuada pelo actual editor atende à diferença de formato das respectivas publicações.
---------------------------------------------------
Título do fanzine: Era uma vez...
Formato: A4
Tiragem inicial: 3 exemplares (*)
Editor: A.J.Ferreira
Lisboa
Distribuidor: Vilelivros
Lisboa

(*) Nota: O distribuidor encarrega-se de fazer mais cópias, consoante os pedidos

1 Comentários:

Às 3:05 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Boa tarde

Haverá alguma forma de contactar A. J. Ferreira, editor da revista "Informações e Estudos sobre Jornais Infantis, Literatura Popular e Histórias aos Quadradinhos."? Terá algum email que me possa ceder?

Sou o autor do blog dedicado a Júlio Verne e gostaria muito de o contactar sobre um texto que elaborou em Julho de 1994 sobre este autor.

Os meus cumprimentos
Frederico Jácome
www.jvernept.blogspot.com
jverne@portugalmail.pt

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial