fanzines de banda desenhada

segunda-feira, junho 12, 2006

Cospe Aqui - Abril 06

Capa do fanzine Cospe Aqui, uma edição de Marco Mendes e Miguel Carneiro

Em fins de Maio fui convidado para ir ao Monte, um novo espaço de múltiplas actividades culturais, na rua do Monte Olivete, fronteira do Bairro Alto. E para quê? O Zé Feitor organizava lá um daqueles seus eventos, desta vez para lançamento dos fanzines (estes portuenses dizem "das fanzines", ké kssáde fazer?) editados por um grupo de malta fixe do Porto.

Um desses fanzines é exactamente o Cospe Aqui, com bandas desenhadas (algumas de invulgar qualidade estilística) de vários autores-artistas de geração recente, como acontece com Marco Mendes, Miguel Carneiro e Nuno Sousa, além da participação de Didi Vassi, Manuel João Vieira (sim, esse catita em que estão a pensar), Janus (olá, Janus, tudo bem contigo?), João Marçal, André Lemos, e Mike Diana, este com a bd Egg Murder.

Um exemplar (sem número...) sumptuoso, "abrilhantado" por uma separata em quadricromia; este zine já tem antecedentes (também não numerados, e com títulos diferentes), em edição de Dezembro 2004, Fevereiro, Abril e Junho de 2005.
A 2ª prancha de um conjunto de três, componentes de uma bedê sem título de Marco Mendes

Muito bom trabalho, dentro do estilo gráfico sujo (neste caso), num episódio de vida jovem sem preconceitos nem pudores deslocados. Veja-se o estilo: "Era sábado e eu já não fodia há uma semana (...) ".
Marco Mendes, juntamente com Miguel Carneiro, seu cúmplice fanzinístico na feitura do zine Cospe Aqui, significaram para mim uma surpresa positiva.
Tanto assim que de Miguel Carneiro reproduzi 3 pranchas 3! no meu outro blogue, o "Divulgando Banda Desenhada".
-----------------------------------------------------
Título do fanzine: Cospe Aqui
Capa em cartolina, a cores, e 80 páginas a p.b., mais uma separata formato A3, a cores
Data da edição: Abril 2006
Editores: Marco Mendes e Miguel Carneiro
Endereço: Rua Guedes de Azevedo, 131-4º-esqº
4000 Porto
telef. 964122699 933407885

Endereço electrónico
ah.mula@gmail.com
--------------------------------------------------------------------------
Para visionamento das tais três pranchas de Miguel Carneiro, no blogue Divulgando Banda Desenhada, basta clicar no endereço abaixo:
http://divulgandobd.blogspot.com

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial