24h Volta a Portugal em BD - s/nº - Maio 06
Capa do fanzine 24h Volta a Portugal em BD
Um fanzine que junta um numeroso grupo de autores/artistas da banda desenhada, cada um deles realizando prancha alusiva a uma terra portuguesa: Aldeia de Monsanto, Serra de Monchique, Avanca, Faro, Mértola, Coimbra, Lisboa, Alverca, Matosinhos, Ilha do Pico, Ilha de Porto Santo, Braga, Vilamoura, Castelo de Vide, Tavira, Lousã, Castro Marim, Granja, Olhão, Abrantes, e alguns locais específicos, tais como Serra da Estrela, Ria de Aveiro, Belém (Lisboa).
Na maior parte dos casos, trata-se de colaborações de novos autores: Andreia Rechena, Paulo d'Alva, Leonel Perna, Alexis, Diogo Carvalho, Nuno Sarabando, Hugo de Jesus (como argumentista), Paulo Fonseca, Alex, Nuno Rodrigues e João Pereira, Xavier de Almeida, Luís Correia e Segme, Diana Waldschreck, Miguel Saiai, Jeffrey Ferreira, David Rafael Silva, Leonel Perna, João Jantes e Roberto Macedo Alves.
Mas aparecem excepções de nomes já com prestígio - uns com bastante, caso de José Carlos Fernandes, outros com significativa obra publicada em fanzines e publicações variadas, como acontece com Phermad, Derradé, João Mascarenhas, Serafim, Teresa Câmara Pestana e Carlos Rocha.
Por trás desta curiosa experiência está Phermad (aliás, Fernando Madeira, que também já foi "Fermad"), e por trás dele está a Delegação Regional de Faro do Instituto Português da Juventude, que, como se pode ler no texto de apresentação escrito por Sara Gomes Brito, "aderiu ao desafio de apoiar a edição/publicação da revista 24h Volta a Portugal em BD".
Eu escreveria antes "aderiu ao desafio de apoiar a edição/publicação deste bastante imaginativo fanzine". E porquê?
Porque um fanzine é um objecto artístico/literário, cultural, independente, que ainda há quem apelide erroneamente de revista, coisa diametralmente oposta: uma revista é um objecto de índole geralmente comercial, cujos editores pagam aos colaboradores e esperam retorno lucrativo, ou seja, algo com compromissos e especificidades organizativas que os fanzines (felizmente) não têm.
Vilamoura, bd autoconclusiva por José Carlos Fernandes
O Phermad, como é do Algarve, conseguiu a participação de José Carlos Fernandes, um dos algarvios de maior prestígio da banda desenhada portuguesa (o outro é Jobat).
Serra da Estrela, bd autoconclusiva de Phermad
Phermad fez uma outra banda desenhada para este fanzine, intitulada Serra de Monchique, que muito tem a ver com alguém que vive (e, salvo erro, nasceu) no Algarve.
24h Volta a Portugal em BD
Maio Jovem 2006
Edição de:
Instituto Português da Juventude
Delegação Regional de Faro
Rua da PSP
8000 Faro
Telf. 289891920
Terminal - fanzine de bd
www.drmakete.com/terminalstudios
Apartado 348
8000 Faro
Tiragem: 300 ex.
Maio 2006
-----------------------------------------------
Deste fanzine há ainda a reprodução de uma das suas variadas bandas desenhadas (a que foi criada graficamente por Nuno Sarabando, sob argumento de Hugo de Jesus), no blogue
Divulgando Banda Desenhada, cujo endereço é o seguinte:
http://divulgandobd.blogspot.com