fanzines de banda desenhada

terça-feira, outubro 31, 2006

O Menino Triste.Os Livros - Prémio AMADORA BD/2006 para "Melhor fanzine português de banda desenhada/2005

Capa do fanzine O Menino Triste - Episódio: Os Livros

J. Mascarenhas é o editautor - porque edita o fanzine com a banda desenhada de que é o próprio autor, tanto do argumento como do desenho - de uma publicação em fascículos dedicada a mostrar, em BD, o percurso vivencial da personagem conhecida por menino triste que, em alguns passos da história, se sente que tem a ver com ele mesmo, pela forma sentida da narração.

Para além da muito boa apresentação ostentada na capa, o elevado nível gráfico e estilístico do episódio captou o interesse dos apreciadores de boa banda desenhada, o que lhe granjeou o reconhecimento da maioria de especialistas consultados para a votação dos prémios do FIBDA - Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora.

Prancha inicial da banda desenhada

Nota do bloguista: Apesar de se integrar no género "fanzine", será mais correcto considerar-se esta peça de BD como "fanálbum", visto que se trata de uma obra única, apenas dividida em episódios que constituem, cada um por si, um fascículo. Aliás, o próprio editor obteve o ISBN, categoria dedicada a publicações classificadas como álbuns.

A lista de fanzines seleccionados para votação pode ser vista no "post" de Out. 15, no blogue Divulgando Banda Desenhada, no endereço http://divulgandobd.blogspot.com

--------------------------------------------------

O Menino Triste - Episódio: Os Livros - Data da edição: Outubro 2005

Editor: J. Mascarenhas

terça-feira, outubro 24, 2006

Tertúlia BDzine - nº 106 - Outubro 06

Capa do fanzine Tertúlia BDzine, onde é reproduzida a primeira prancha da banda desenhada Red Sonja.As Duas Torres. Autores: Pedro Figue (desenho), Daniel Maia (argumento)

Este episódio representa o princípio de um conjunto de homenagens a Robert E. Howard, idealizadas por Daniel Maia, e postas em prática por jovens autores por ele convidados (aliás, ele próprio colabora, como acontece neste episódio, em que é autor do argumento).
Terceira prancha da banda desenhada Red Sonja.As Duas Torres, da autoria de Pedro Figue (desenho) e Daniel Maia (argumento).
......................................................................................
Algum visitante interessado em ver a 2ª prancha da bd protagonizada pela bela Red Sonja, pode ir até ao blogue Divulgando Banda Desenhada (http://divulgandobd.blogspot.com)
que ela está lá, bem visível.

Etiquetas:

sábado, outubro 14, 2006

Shock - nº 25 - Agosto 06


Capa do fanzine Shock (1ª tiragem) numa composição/montagem da autoria de Estrompa

Se por acaso forem ao alfarrabista Vilelivros, virem lá à venda o fanzine aqui registado, e detectarem pequenas diferenças gráficas em relação à capa visível neste "post", ficam já a saber que se trata de uma 2ª tiragem, em que Estrompa, o autor da capa e de quase todas as bandas desenhadas (excepto a bd Henry, por Hitsh Cok, uma montagem com imagens extraídas de obra alheia), resolveu fazer alterações, incluindo o acréscimo de uma separata de quatro páginas.

Prancha da bd A noite da tua morte, bitch, da autoria (argumento e desenho) de Estrompa

O fanzine Shock já teve vários editores, tendo sido Luiz Beira (eu próprio colaborei no nº 0) o primeiro, passando depois por vários responsáveis, entre os quais Luís Louro, até que ficou totalmente entregue nas mãos de Estrompa.
Após um longo interregno de vários anos, em que desapareceu da circulação fanzinística, reapareceu pelas mãos deste último, a funcionar como editautor.
No presente número, todavia, a tarefa de editar ficou a cargo de José Vilela, (na sua recém-criada editora Bonecos Rebeldes) fazendo Estrompa - um autêntico one man show - todo o resto, que não é pouco: capa e planificação do apelativo fanzine, argumento, desenho e arte-final das cinco bedês que o preenchem, com os seguintes títulos:

1.Fucker, nem tudo que luz é ouro - que deu azo à bd homónima, sintetizada numa só prancha, que seleccionei para o semanário Mundo Universitário, visível no "post" datado de 2006,Jun. 8, no blogue http://divulgandobd.blogspot.com
2.O Beijo Mortal - uma bd valorizada por excelente e sentida trama ficcional
3.O Carneiro bate à porta - curto episódio (2 pranchas) de fundo brejeiro
4."E o malandro sou Eu?" - bd numa só vinheta-prancha, em estilo opinativo
5.A noite da tua morte, bitch - policial xunga localizado no "bas-fond" lisboeta
E ainda dois contos, assinados por pseudónimos (que atribuo ao acima citado multifacetado autor):
Um conto no escuro ou... Uma passageira na chuva, por Raymund Xandeler
A 1ª Vez, por Kris Stronnp

É também dele (conheço-lhe o estilo brincalhão há muitos anos) o aviso nas duas últimas linhas da ficha técnica:
êrrus urtográficus?
Kaga nyço!
Claro que isto é uma brincadeira ortográfica, perfeitamente compreensível e aceitável, habitual no Estrompa ao longo do Shock e não só. Já não poderei dizer o mesmo de cilicone (erro visível na 1ª tiragem, e se fosse brincadeira não teria sido, como foi, corrigido na 2ª), e oxisnada, que a segunda tiragem herdou da primeira).

Shock
nº 25 - 1ª tiragem (60 exemplares), Agosto 2006; 2ª tiragem (30 ex.), Outubro 2006
Formato A4
Capa e contracapa a cores
Miolo da 1ª tiragem: 30 páginas a preto e branco
Miolo da 2ª tiragem:
Editor: Bonecos Rebeldes
Lisboa


sexta-feira, outubro 13, 2006

O Voo da Águia - nº 3 - Junho 06

Capa do Volume 3 da colecção O Voo da Águia, de Reg Perrott

Eis mais outro aspecto, já não inédito entre nós, mas ainda invulgar no universo fanzinístico: um fanzine com obra publicada no sistema de continuação.
Reginald Perrott foi um autor inglês que ainda hoje tem grandes admiradores em Inglaterra e entre nós, sendo o José Manuel Vilela, livreiro-alfarrabista e editor, quem está a recuperar a obra, parcialmente editada na revista O Mosquito.
Entretanto, com a ajuda do coleccionador Américo Coelho, vão surgindo algumas surpresas, como acontece com o conjunto de páginas entre a nº 36 e a 43 deste volume, inéditas em Portugal, visto que, por razões desconhecidas, não foram reproduzidas naquela muito citada publicação infanto-juvenil. Prancha inédita em Portugal (a primeira de um conjunto de oito), visível na página 36 do fanzine (que toma o título da obra) O Voo da Águia
-----------------------------------------------------------
O Voo da Águia
Volume 3 (de 5)
Formato A4
Capa e contracapa a cores; miolo: 42 páginas a preto e branco
Data: Junho (data indicada na capa), 14 de Maio de 2006 (data constante da ficha técnica)*
Edição comemorativa do 70º aniversário de "O Mosquito"
Editor: José Vilela
Lisboa

*São tantas as liberdades que caracterizam os fanzines, que esta, de datas não coincidentes no mesmo exemplar, é apenas mais uma (muito pouco exemplar, claro, mas engraçada e significativa).
----------------------------------------------------------
A contracapa deste fanzine, com uma colorida imagem também desenhada por Reg Perrott pode ser vista no meu outro blogue Divulgando Banda Desenhada, no endereço:
http://divulgandobd.blogspot.com