fanzines de banda desenhada

domingo, setembro 21, 2014

Fanzine Biográfico








Na minha vasta colecção de fanzines de banda desenhada (de BD, com BD, sobre BD, as três áreas abrangidas) são praticamente inexistentes fanzines biográficos, totalmente dedicados a um único autor.

Mas este "A Banda Desenhada na Obra de Carlos Botelho" é um exemplo bem representativo do género, visto dedicar-se na íntegra a Botelho, geralmente considerado um dos mais importantes pintores portugueses do século XX, que se tornou conhecido como "Pintor de Lisboa",  pelo facto de parte substancial da sua obra pictórica ter por musa inspiradora a sua cidade natal, a Mui Nobre e Sempre Leal Cidade de Lisboa.

Claro que se o zine em apreço faz parte da minha colecção de fanzines de banda desenhada é porque, de facto, Carlos Botelho foi também um autor de BD, por sinal bastante talentoso, cuja obra está essencialmente representada na revista ABC-Zinho (1921-1929), na qual colaborou com intensidade entre 1926 e 1929, quase sempre com duas séries de BD, uma na página inicial outra na última. Nas bandas desenhadas "As Estupendas Aventuras de Pirilau Que Vendia Balões" e "A Grande Fita Americana" teve o arquitecto Cottinelli Telmo como autor dos argumentos, visto que tinha sido este o criador original das duas séries na revista ABC.

Ainda coincidindo com esta colaboração, Botelho começa a elaborar uma crónica semanal no género de figuração narrativa, em jeito de análise à vida social, intitulada "Ecos da Semana", para o semanário Sempre Fixe, colaboração que mantém com regularidade entre 1928 e 1950.

O fanzine sob análise é, como se depreende, totalmente dedicado à extensa componente de BD de tão multifacetado artista (pintor, banda-desenhista e músico), e foi elaborado por Machado-Dias - autor de BD, bloguista (blogue Kuentro) e editor, com a colaboração de Clara Botelho, arquitecta e professora, neta de Carlos Botelho -, aquando da homenagem póstuma ao artista, na sua faceta de autor de BD, prestada pela Tertúlia BD de Lisboa em Julho de 2003.

O fanzine, que constitui número único, foi editado com o intuito exclusivo de ser oferecido aos tertulianos presentes naquele encontro da TBDL, sendo por conseguinte uma raridade fanzinística. 

---------------------------------------------------------

BOTELHO


Síntese biográfica (apenas incidindo sobre BD)


Carlos Nunes Botelho (Carlos Botelho na Pintura, Botelho na BD) nasceu em Lisboa a 18 de Setembro de 1899, e na mesma cidade faleceu a 18 de Agosto de 1982.
Frequentou o Liceu Pedro Nunes, estudou música em geral e violino em particular, foi aluno da Escola de Belas Artes de Lisboa.


No que se refere à BD, iniciou-se em 1926 no semanário infantil ABCzinho, colaboração que manteve até finais de 1929, e onde se incluem várias bandas desenhadas, designadamente "As Aventuras de Zabumba, Bumba e Zaranza", "O Terror do Ring", "O Zuncha, Artista de Circo", entre outras.
Nas séries "As Estupendas Aventuras de Pirilau Que Vendia Balões" e "A Grande Fita Americana", de que desenhou novas versões das que tinham sido feitas originalmente pelo arquitecto Cottinelli Telmo na revista ABC, pode dizer-se que foi este o autor dos argumentos.

Foi autor de uma crónica humorística semanal, em género de BD, intitulada "Ecos da Semana", no semanário Sempre Fixe, entre 1928 e 1950.
------------------------------------------------------
Ficha técnica
Título: A Banda Desenhada na Obra de Carlos Botelho
Edição única
Tiragem: [30 exemplares]
Data: 1 de Julho de 2003
Formato: 17x26cm
26 páginas, mais capa e contracapa em papel de maior gramagem
Editor: J. Machado-Dias, com a colaboração de Clara Viana Botelho
[Malveira da Serra - Cascais]

Etiquetas: ,

segunda-feira, setembro 08, 2014

Exposição de Zines Clube do Inferno


Este ano de 2014 está a ter um Verão aterrorizante: Ainda há poucos dias falei aqui da Feira Morta e já venho hoje referir-me ao Clube do Inferno, título de um novo evento - uma exposição, totalmente ligada a um fanzine de banda desenhada, e ao colectivo homónimo - que se vai inaugurar na próxima Sexta-Feira.

Veja-se o anúncio realizado pela organização:


INAUGURAÇÃO 12 DE SETEMBRO | 18H30 | EL PEP STORE & GALLERY


IMAVIZ UNDERGROUND | LOJAS 34 + 35


Esta exposição apresenta o trabalho do selo de zines Clube do Inferno, em banda desenhada e como colectivo.



LIGHTNING RIDING WAVES OF FIRE no Facebook
Clube do Inferno no Facebook e Tumblr

Etiquetas:

sexta-feira, setembro 05, 2014

Feira Morta





Feira Morta? Não se pode levar a sério tão tétrico título, aliás toda a comunidade interessada em feiras alternativas e independentes, sabe que esta feira - substituta da Feira Laica - está bem viva e fortemente activa em todas as vertentes. 
Pessoalmente, sublinho desde já a forte componente dos fanzines, em paralelo com as edições de autor. Mas há também exposições, e não faltam concertos para avivar a malta.

Para complementar o soberbo cartaz de Afonso Ferreira, eis uma boa frase escrita pelos organizadores:

"Seguindo a tradição iniciada pela Feira Laica em 2004, a FEIRA MORTA continua a promover a prática DIY e a edição de autor (...)

A Cultura no Muro surgiu da necessidade de dinamizar a oferta cultural e fomentar o pensamento crítico e a participação cívica activa na área da Parede e arredores. Aliando-se à SMUP, casa das artes por excelência, faz da sua missão cultural dar destaque a projectos que potenciem a criação artística e a difusão de ideias.
 

Agora é a vez da ACM acolher em sua casa a FEIRA MORTA em mais uma celebração da grande obra que é editar de forma independente."
Quando? pergunta este bloguista, cheio de curiosidade.

A fim de matar o Verão mais morto de que há memória, a FEIRA MORTA vai arrastar-se até à Parede nos dias 
 6 e 7 de Setembro.


Onde? volto eu a perguntar


O local do crime será a SMUP - Sociedade Musical União Paredense e terá como cúmplices o bando da Associação Cultura no Muro
 
SMUP 

(à saída da estação da CP da Parede, lado mar) 

Rua Marquês de Pombal 319 2775 Parede 

Parede, Lisboa, Portugal


+INFO.

HORÁRIOS

ABERTURA: 14h

ENCERRAMENTO: 23h



Sábado

CONCERTOS

DESLIZE - 17h


CAGA NISSO - 20h



CINEMA OCEANO

"GOODBYE LENIN"
Sábado - 21h.30


////////////\\\\\\\\\\\

Domingo
CONCERTOS

ONDNESS dj set - 17h
BANDEIRA BRANCA - 20h


LINkS

Evento:

Feira Morta

ACM
https://www.facebook.com/CulturaNoMuro
 

Imagens que ilustram o "post", colocadas "a posteriori":

1. Cartaz da Feira Morta
2. Pormenor da feira
3. Aspecto do edifício da SMUP-Sociedade Musical União Paredense

(Nota: estas duas fotos foram feitas por Álvaro, a quem agradeço a gentileza e o bom trabalho fotográfico)  

Etiquetas: ,