fanzines de banda desenhada

sábado, setembro 23, 2006

Juvebedê - nº 35 - Set. 06

Capa do fanzine Juvebêdê

Com um conteúdo algo diferente do habitual, surgiu mais um número do Juvebêdê, que se auto-classifica como "Revista de Banda Desenhada da Associação Juvemedia".
No que se refere a bandas desenhadas propriamente ditas, além da que abaixo se reproduz (constante da contracapa), da autoria de Ferrand, há uma outra realizada por Tiago Marques, em quatro pranchas a preto e branco.
As restantes páginas do fanzine são preenchidas com pequenos textos de grande diversidade, como se poderá ter uma ideia através dos respectivos títulos, designadamente os seguintes(entre muitos outros que seria fastidioso citar):
Nota acerca do 33º Festival Internacional de BD de Angoulême; BD em Ponta Delgada; Nova Livraria no Porto; 10 Anos da Bedeteca de Lisboa; Nova editora dedicada à Manga; Bodoï 97 - Junho 2006; Boletim do CPBD nº 114 - Março 2006; CNBDI - Exposição "Em traços miúdos"; 2º Festival Internacional de BD de Beja - de 8 a 29 de Abril; 4ª Feira Laica na Bedeteca de Lisboa - 24 e 25 de Junho; Nova revista HL Comix; Obras-Primas da BD Disney, 8 e 9; La Lettre nº 87; Avant-Première 33 e 34; Canal BD Magazine - 45, 46 e 47; 4º Encontro de BD de Santo Tirso; Citações (individualidade citada: António Alfaiate, a propósito de Mário Viegas); 21 Anos da Tertúlia BD de Lisboa; XXII Jornadas BD da Sobreda - 2006.
A seguir a este cacharolete (parcialmente descriminado) há doze páginas dedicadas à apresentação de álbuns editados essencialmente pela ASA, mas também pela Gradiva, e por várias editoras estrangeiras como, por exemplo, Casterman, Humanoïdes Associés, Delcourt e Dargaud.
Estamos portanto em presença de um número que funciona como que registo de novidades editoriais, nossas e lá de fora, sempre útil para dar pistas aos bedéfilos que não têm tempo para andarem pelas livrarias (isto no que concerne ao movimento editorial português), nem têm acesso a informação relativa ao que vai sendo lançado pelas grandes editoras europeias.
Contracapa do Juvebedê, contendo a banda desenhada autoconclusiva O Polícia e o Ladrão, da autoria de Ricardo Ferrand

Juvebêdê
Nº 35 (Ano X) - Set. 2006
Formato A4 - 28 páginas
Capa e contracapa a cores, miolo a preto e branco
Tiragem: 250 exemplares
Impressão em offset
Execução gráfica: Câmara Municipal de Lisboa - Imprensa Nacional
Distribuição gratuita
Director e Coordenador Editorial: Carlos Fernando Cunha - ccunha@iol.pt
Redacção: Alexandra Sousa, Carlos Fernando Cunha e Miguel Coelho
Propriedade e edição:
Associação Juvemedia
Rua Gomes Freire, 183 - 3º Esq.
1150-177 Lisboa
Correio electrónico: juvemedia@mail.telepac.pt
Site: www.juvemedia.pt

terça-feira, setembro 12, 2006

Boletim do Clube Português de Banda Desenhada - nº 116 - Setembro 06

Sob a coordenação habitual de Paulo Duarte e Fernando Cardoso, surgiu mais um número do Boletim do Clube Português de Banda Desenhada, o 116, datado deste mês de Setembro.
Como tem acontecido nos números recentes, o conteúdo é dirigido preferencialmente para a divulgação de banda desenhada clássica inédita, como acontece com "A Canção da Espada" (Song of the Sword), de Reg Perrott.
Mas nas suas numerosas páginas há lugar também para textos, bem documentados e copiosamente ilustrados, como acontece com:
"História da colaboração inglesa no jornal infantil/juvenil 'O Mosquito' no período de antes da Guerra 1939/1945 (3ª parte), por Américo Coelho;
"A influência duradoura da BD inglesa no 'Mosquito'", por Jorge Magalhães.
Prancha a cores de "A Canção da Espada", da autoria de Reg Perrott

Eis finalmente a possibilidade de visionamento de uma prancha a cores (de um total de treze) de um episódio, "Song of the Sword", inédito até agora em Portugal, publicado originalmente no semanário Mickey Mouse Weekly, que o divulgou entre 12/9/1936 e 5/12/1936.
Trata-se de uma das excelentes peças em figuração narrativa do notável autor/artista inglês Reg Perrott, coisa que até agora só estava ao alcance de raros coleccionadores ingleses, e de um português - Américo Coelho - felizes possuidores de algumas preciosas colecções.
----------------------------------------------
Boletim do Clube Português de Banda Desenhada
Nº 116 - Setembro de 2006
Duas edições, uma em fotocópias totalmente em quadricromia, outra com capa a cores e miolo a preto e branco
72 páginas
Coordenação de: Paulo Duarte e Fernando Cardoso
Editor: Clube Português de Banda Desenhada - CPBD
Av. Duque de Ávila, 26-2º
1000-141 Lisboa

quarta-feira, setembro 06, 2006

Tertúlia BDzine - nº 105 - Setembro 06

Separata (que é também a 5ª e última prancha do episódio O Sorriso), a cores, onde se vê O Menino Triste já adulto (embora não tenha qualquer vestígio de barba, apresenta-se de gravata), com o seu filho (não há quaisquer dúvidas, é igualzinho ao pai). O autor, J. Mascarenhas, também é pai há pouco tempo. Alguém duvidará que O Menino Triste é o alter-ego do respectivo autor (desenhador/argumentista)?
Prancha inicial/capa do episódio O Sorriso, da já bem conhecida série O Menino Triste, da autoria de J. Mascarenhas 2ª prancha da mesma bd
------------------------------------------
Tertúlia BDzine
Nº 105 - 5.Set.2006
Fanzine em formato A4, todo a preto e branco
(Excepcionalmente, o presente número deste fanzine inclui uma separata a cores).
Este fanzine é distribuído gratuitamente na Tertúlia BD de Lisboa
Editor: Geraldes Lino
Apartado 50273
-----------------------------------------
Quem estiver interessado em visionar a última prancha deste episódio da série O Menino Triste, tem essa possibilidade no blogue Divulgando Banda Desenhada, cujo endereço é:
http://divulgandobd.blogspot.com

Etiquetas:

Folha Volante - nºs. 158 e 159 - Setembro 06

Página da frente da folha que constitui o fanzine Folha Volante. Trata-se do nº 158, sendo esta cor sempre dedicada a textos (notícias, entrevistas e críticas).

"Os autores não agarram as oportunidades de publicação", é isto que diz José de Freitas, patrão da Devir, numa entrevista que concedeu ao jornalista-bedéfilo Carlos Pessoa, no jornal Público.
José de Freitas conta também como surgiu a hipótese de publicar a banda desenhada Talismã, da autoria gráfica de Manuel Morgado, com a colaboração de Filipe Faria no argumento
Verso da folha que se integra no fanzine Folha Volante, neste caso o nº 159 - numa tonalidade de verde mais clara -, dedicado a bandas desenhadas reproduzidas de jornais diversos.

As duas tiras e a prancha integram-se no estilo classificável como "cartune-bd", visto que, tanto as tiras como a prancha têm o espírito do cartune, mas os seus autores usam a linguagem (imagens sequenciais) da banda desenhada.
A tira de topo, da autoria de Carlos Rico, foi extraída do semanário Sporting; a tira seguinte, com as personagens Bart & Berto, tem Gonçalo Pereira como autor, ao serviço do jornal Montemorense (de Montemor-o-Novo); e a prancha de quatro vinhetas pertence à bem conhecida série Bartoon, do categorizado cartunista (e banda-desenhista) Luís Afonso, autor daquele "gag" diário no jornal Público.

Folha Volante
Nºs 158 e 159
Data: 5.Set.2006
Formato: A4
Papel de cor, alternadamente verde claro e verde alface
Editor:
Geraldes Lino
Apartado 50273
1707-001 Lisboa
---------------------------------------------------
Este fanzine, de que são editados mensalmente dois números, é distribuído gratuitamente, quase todos os meses, na Tertúlia BD de Lisboa.
--------------------------------------------------
Postagens anteriores relacionados com este mesmo fanzine

Post de Ag. 13 - Folha Volante nºs 156 e 157
" Jul. 31 - " " nºs 154 e 155
" Maio 6 - " " nºs 151 e 152
" Fev. 8 - " " nº 145
" Jan. 24 - " " nº 143, com data de Jan. 06