fanzines de banda desenhada

quarta-feira, setembro 06, 2006

Folha Volante - nºs. 158 e 159 - Setembro 06

Página da frente da folha que constitui o fanzine Folha Volante. Trata-se do nº 158, sendo esta cor sempre dedicada a textos (notícias, entrevistas e críticas).

"Os autores não agarram as oportunidades de publicação", é isto que diz José de Freitas, patrão da Devir, numa entrevista que concedeu ao jornalista-bedéfilo Carlos Pessoa, no jornal Público.
José de Freitas conta também como surgiu a hipótese de publicar a banda desenhada Talismã, da autoria gráfica de Manuel Morgado, com a colaboração de Filipe Faria no argumento
Verso da folha que se integra no fanzine Folha Volante, neste caso o nº 159 - numa tonalidade de verde mais clara -, dedicado a bandas desenhadas reproduzidas de jornais diversos.

As duas tiras e a prancha integram-se no estilo classificável como "cartune-bd", visto que, tanto as tiras como a prancha têm o espírito do cartune, mas os seus autores usam a linguagem (imagens sequenciais) da banda desenhada.
A tira de topo, da autoria de Carlos Rico, foi extraída do semanário Sporting; a tira seguinte, com as personagens Bart & Berto, tem Gonçalo Pereira como autor, ao serviço do jornal Montemorense (de Montemor-o-Novo); e a prancha de quatro vinhetas pertence à bem conhecida série Bartoon, do categorizado cartunista (e banda-desenhista) Luís Afonso, autor daquele "gag" diário no jornal Público.

Folha Volante
Nºs 158 e 159
Data: 5.Set.2006
Formato: A4
Papel de cor, alternadamente verde claro e verde alface
Editor:
Geraldes Lino
Apartado 50273
1707-001 Lisboa
---------------------------------------------------
Este fanzine, de que são editados mensalmente dois números, é distribuído gratuitamente, quase todos os meses, na Tertúlia BD de Lisboa.
--------------------------------------------------
Postagens anteriores relacionados com este mesmo fanzine

Post de Ag. 13 - Folha Volante nºs 156 e 157
" Jul. 31 - " " nºs 154 e 155
" Maio 6 - " " nºs 151 e 152
" Fev. 8 - " " nº 145
" Jan. 24 - " " nº 143, com data de Jan. 06

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial