fanzines de banda desenhada

domingo, agosto 13, 2006

Folha Volante - nºs 156 e 157 - Agosto 06

Frente do fanzine Folha Volante nº 156. Com este matiz de verde, o conteúdo é sempre preenchido por textos críticos

Neste número são reproduzidos dois textos críticos/divulgatórios. O que aqui se reproduz foi publicado no semanário Independente, de 28 Julho 06. O respectivo texto aparece assinada por três iniciais, PMS, que correspondem, na ficha técnica do jornal, ao redactor Pedro Marta Santos.
Mais um jornalista bedéfilo que aparece a escrever sobre BD, espero que com assiduidade.
No verso da folha que constitui o [fanzine] Folha Volante reproduzi um texto de João Miguel Lameiras, intitulado "A nossa história em Banda Desenhada", inserida no jornal Diário As Beiras, de 8 Jul. 06.
Serrano fez esta bd na revista mensal P'Almada, visível/legível no fanzine Folha Volante, numa tonalidade de verde mais claro que facilita a reprodução das bedês

Não conheço ainda este autor chamado Serrano, presumivelmente jovem, que se abalançou a criar um herói fixo chamado Almíscaro, também nome da série em publicação na revista P'Almada, editada em... Almada, como não podia deixar de ser.
A banda desenhada, numa só prancha, é a cores, e o episódio "O emprego" demonstra, da parte do autor (argumentista/desenhador) evidente sentido crítico.
Foi a minha escolha para o verso do fanzine Folha Volante nº 157. Na frente reproduzi duas tiras de bd, uma dedicada a uma série intitulada Dead Bunny, da autoria de Alex (Alexandre Soares), em publicação na revista Forum Estudante, neste caso nº 176, de Junho 06.
A outra tira republicada pertence à série Educação às tiras, surgiu no jornal Ensino Magazine, em Maio 06, tendo por autores Bruno Janeca (desenhador) e Dinis Gardete (argumentista).
-----------------------------------------
Folha Volante
nº 156 - 1 Agosto 2006
nº 157 - 1 Agosto 2006
Formato A4 - Papel de cor verde, alternando dois matizes
Tiragem de cada número: 100 exemplares
Fanzine (slimzine) para distribuição gratuita na Tertúlia BD de Lisboa
Editor: Geraldes Lino
Apartado 50273
1707-001 Lisboa
-----------------------------------------
Postagens anteriores relacionadas com este mesmo fanzine (ver na coluna "Archives"

Post de Jul. 31 - Folha Volante nºs 154 e 155
" de Maio 6 - " " nºs 151 e 152
" Fev. 8 - " " nº 145
" Jan. 24 - " " nº 143, com data de Jan. 06

1 Comentários:

Às 11:48 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Antes demais parabéns pela atitude dinamizadora que se pode observar nos vários blogs/actividades em que se encontra envolvido! (E são uns quantos...)
Fiquei bastante surpreendido, de forma positiva, ao ver a minha personagem por estes lados :O).

Depois, para informar que caso pretenda(m) ver as pranchas online e a cores, pode(m) aceder a http://almiscaro.no.sapo.pt/

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial