fanzines de banda desenhada

quinta-feira, julho 06, 2006

All-girlzine - nº1 - Abril 06

Capa do nº 1 do fanzine All-girlzine, da autoria de Ana Freitas

Ora aí temos, no universo fanzinístico lusitano, um espécime de elevado nível estético. Essa é a primeira constatação a fazer-se, perante o objecto gráfico que se apresenta sob o título ligeiramente irónico (no que concerne à apresentação da grafia) de ALL-GIRLZine.
A constatação seguinte é a de que o seu editor não teve a preocupação provinciana - muito comum entre os faneditores portugas - de lhe chamar revista, objecto pertencente a um mundo totalmente diferente, mercantilista e pragmático, a que os fanzines são alheios.
Depois, para os interessados no espírito sempre desconcertante dos zines, há que ler o seguinte texto (aqui apenas reproduzido parcialmente) inserido na última página, à laia de posfácio:

O projecto All-Girlz (*) é uma iniciativa independente prestada em divulgar o trabalho de autoras portuguesas de Banda Desenhada (...) É vetada a participação de autores, excepto se em colaboração com artistas femininas, que se devem manter como principal elemento criativo do eventual trabalho. (...)

(*) O autor do texto, e simultaneamente editor, comete aqui uma ligeira discrepância na grafia do título, comparativamente com a que foi usada na capa.

Este número inicial contou com a colaboração de:
Ana Biscaia, Ana Freitas, Andreia Rechena, Carla Pott (autora com prestígio na área da Ilustração, aqui em estreia na BD, seja bem-vinda), Cláudia Dias, Joana Lafuente, Joana Pereira, Joana Sobrinho (que teve direito a cores nas interessantes três tristes tiras publicadas na contracapa), Rosa Baptista, Sara Mena Gomes.
E, segregados, em lista separada, os homens-intrusos (além do editor, claro...) Alain Corbel e Ricardo Silva, fornecedores de argumentos (para Carla Pott e Sara Mena Gomes, respectivamente).

Christiane & Salomé em Chavalos oníricos
Prancha da bd cuja autoria (desenho/argumento) pertence a Rosa Baptista

All-girlzine
Subtítulo: Banda Desenhada Portuguesa no Feminino
Nº 1 - Abril 2006
Capa e contracapa a cores
Miolo: 64 páginas a preto e branco
Formato: tipo "comic-book"
Direcção e edição de Daniel Maia
Design da publicação por Estéfano Gomes
Propriedade de Daniel Maia
Apartado 1220
2870 Montijo, Portugal
Danmaia@danielmaia.com
--------------------------------------------------
Aviso aos visitantes deste blogue:
Caso estejam interessados no fanzine All-girlzine, e queiram ver mais uma prancha de BD dele constante, da autoria de Carla Pott (desenho) e Alain Corbel (argumento), podem clicar no endereço abaixo:
http://divulgandobd.blogspot.com

2 Comentários:

Às 12:14 da tarde , Blogger kikazinha disse...

Olá, obrigada pelas boas vindas!:)

 
Às 1:56 da manhã , Blogger Geraldes Lino disse...

Olá Kikazinha, não vejo onde é que encaixa este "nick name" em alguma das autoras referenciadas no fanzine "All-Girlzine"

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial