fanzines de banda desenhada

sábado, agosto 05, 2006

Era Uma Vez... - Nº XLIV - Junho 06

Como esclarece A.J.Ferreira, ilustre faneditor - honorável decano entre a tribo fanzinística - na apresentação escrita na página inicial do fanzine "Era uma vez...", deste número 44 (perdão: XLIV) completa-se a banda desenhada - ele chama-lhe fita - "Cabeça a Prémio!...". iniciada no nº 16 (foi assim que ele mesmo escreveu, não sou eu a brincar outra vez...) do mesmo 'zine, datado de Julho de 2003, em que o autor-artista era Steve Chapman, sendo substituído, nesta segunda metade, por J.H.Valda.
O original da bd, intitulado "Outlaw of El Dorado", pode ver-se/ler-se no jornal infantil inglês The Jolly Comic, de 1935, de que o coleccionador Américo Coelho possui uns tantos exemplares na sua volumosa - e valiosa - colecção de revistas e jornais infantis de origem inglesa.
Embora noutras páginas haja legendas escritas, sinteticamente, pelo editor/tradutor A.J.Ferreira, a que acima se mostra apresenta-se sem legendas (legendas para quê? é capaz de dizer, e com razão, o Sr. Ferreira), e representa uma sequência visual cheia de acção e expectativa (para quem preferir o francesismo, "suspense"), que faz com que o leitor/visionador olhe imediatamente para a página seguinte. Claro que o casalinho se salva... Tal como nos filmes, não é só na BD, há sempre uma solução para estas situações angustiantes.
----------------------------------------
Era uma vez...
Nº XLIV - Junho 2006
Capa em papel de cor azul, miolo (52 págs.) em papel creme
Formato A4
Editor:
A.J.Ferreira
Lisboa
Nota: Fanzine à venda na Livraria Vilelivros

1 Comentários:

Às 10:03 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read Renault toulouse Cisco port address translation Consumer report vacuum cleaner

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial