fanzines de banda desenhada

quarta-feira, novembro 25, 2015

Boletim do Clube Português de Banda Desenhada - Nº 139 - Março 2015





Como já é sabido de quem conhece o fenómeno editorial amador, uma publicação classifica-se de fanzine quer seja editada por um editor amador, quer seja por uma associação cultural sem fins lucrativos.

É o que acontece com o Boletim do Clube Português de Banda Desenhada (ou Boletim do C.P.B.D., título também usado), que aquela colectividade amadora, dedicada em exclusivo à BD, edita aperiodicamente.

Com início em Março de 1977, este fanzine é o mais antigo em publicação, embora apenas destinado à distribuição gratuita pelos associados daquele clube.

De há uns anos - quase vinte - a esta parte, o CPBD tem tido uma existência residual, com apenas cinco ou seis carolas a reunirem-se quinzenalmente.

Mas três desses associados têm agarrado a tarefa de continuar a editar o Boletim. Esta iniciativa tem tido uma limitação: a impressão a cores torna a edição consideravelmente cara, pelo que a tiragem tem sido exígua, apenas destinada a uns tantos interessados que se registam para a sua aquisição.

Com a reanimação em curso do clube, é provável que se altere o actual esquema, editando o Boletim a preto-e-branco, de forma a poder ser distribuído gratuitamente por todos os associados, mantendo-se eventualmente uma tiragem limitada a cores (um assunto a decidir pela nova direcção), destinada a coleccionadores que se mostrem interessados em adquirir um fanzine por um preço relativamente elevado. 

O presente nº139, datado de Março de 2015, continua a ser dedicado a um herói de origem inglesa chamado Sexton Blake, que atingiu considerável popularidade em Portugal.

Ficha Técnica
Título: Boletim do Clube Português de Banda Desenhada
Edição: Clube Português de Banda Desenhada
Coordenação: Paulo Duarte e Fernando Cardoso
Arranjo gráfico: Paulo Duarte
Formato: A4
Impressão: cópia digital
Capa a cores
Miolo a preto e branco e a cores
Nº139 - Março 2015





Etiquetas:

sexta-feira, novembro 20, 2015

Feira Morta- VII edição de um evento fanzinístico em Lisboa


A Feira Morta - uma realização dedicada aos fanzines e às edições DIY - vai ter mais uma edição, a sétima, nos dias 21 e 22 de Novembro, mas desta vez num local diferente: 

EKA Palace
Calçada D. Gastão, nº12
Lisboa



Texto de divulgação, que reproduzo parcialmente:

 É pela altura da quadra que a Feira Morta se disfarça de feirão de Natal e ganha contornos realmente assombrosos tornando-se n’A Grande Feira Morta do Natal: um encontro de editores independentes, artistas, fanzinistas, músicos, geeks, curiosos e até alguma malta cool.

 Nesta edição, a Feira Morta translada dias 21 e 22 de Novembro para o EKA Palace, um espaço de multidisciplinaridade cultural por excelência, que é casa da EKA Unity - dinamizador artístico das zonas do Beato e Xabregas.
 A Feira Morta assume cada vez mais o compromisso de trazer o maravilhoso sub-mundo da edição independente ao grande público, agregando publicações que vão das mais canónicas às mais vanguardistas, nos mais variados géneros e formatos. 
Seja livro ou fanzine, ilustração ou serigrafia, fotografia ou xilogravura, cassete, disco ou vinil, a Feira Morta tem. 
 Fomentando o contacto directo entre autor/editor e público, promove conversas em torno da prática e apresentações de novidades editoriais.
 Paralelamente, apresenta um rol de actividades adjacentes à edição de autor: Concertos, Video, Workshops, Exposições e ainda mais qualquer coisa. E porque a Feira Morta é um local de partilha, conta também com a Morgue: um caixão que vos deixa levar um zine em troca de outro.

Sábado 21
15h - portas
16h - Apresentações de Novas Edições
18h - DeathGig: Primeira Dama
19h - Éme DJ Set
22h - DeathGig: ORTOS

Domingo 22
15h - Portas
16h - Conversas: DIY & DIT com Tiago Baptista, Catarina Domingues, Tiago da Neta e Teo Pitela
18h - DeathGig: †2M†
— vencedor do cabaz — 
19h - DeathGig: (TBA)
20h - DJ Set MiniSar

Workshops : inscrições + info : afeiramorta@gmail.com

- Mini-Zines
Sábado e Domingo das 16h às 19h
a partir dos 3 anos
c/ Ana Menezes

- ContraProva
Domingo das 16h às 19h
c/ ContraProva

------------------------------------

Etiquetas: