fanzines de banda desenhada

domingo, outubro 28, 2012

Mercado de Fanzines no 23º Festival BD Amadora



Graças à iniciativa de Machado-Dias - responsável da pequena editora independente Pedranocharco -, o Festival Internacional de Banda Desenhada - AMADORABD/2012 tem, desde o ano passado, um espaço destinado aos fanzines de banda desenhada. O seu título: Mercado dos Fanzines

Dedicado em exclusivo a este tipo de magazines amadores, maioritariamente dedicados à BD, este espaço mercantil constitui uma útil ideia posta em prática, e daqui se alertam todos os faneditores da sua existência.

Declaração de interesses: faço esta chamada especial por diversas razões, uma das quais é o facto de lá estarem à venda vários dos meus fanzines, com destaque para o mais recentemente editado, o Efeméride.

Etiquetas:

quarta-feira, outubro 24, 2012

Exposições de Fanzines (I) - Mesinha de Cabeceira - 20º Aniversário



Em publicação contínua desde 1992 - aperiodicamente, como é apanágio dos fanzines -, o Mesinha de Cabeceira, essencialmente dedicado à banda desenhada, merece do seu editor, Marcos Farrajota, o esforço da montagem de uma exposição que intitulou 20 Anos do Mesinha de Cabeceira (no âmbito da Trienal Desenha 2012), a inaugurar dia 25 Out. 5ª feira, pelas 19h, e que estará visitável no Museu da Água da EPAL, até 16 de Dezembro de 2012.

Pranchas originais de BD e de Ilustração, mas também exemplares de fanzines (com preponderância do MdC, já com o mais recente número 23 incluído) é o conteúdo desta mostra, que constitui uma iniciativa invulgar na área do fanzinato.

Claro que também não é comum a longevidade deste zine, criado pela dupla de autores Marcos Farrajota/Pedro Brito (colaboração mantida entre 1992 e 1996), nem tão pouco o seu percurso editorial, já com números reproduzidos em fotocópia, por serigrafia e em offset.

No que concerne à exposição, estarão patentes originais de vários autores, designadamente Pedro Brito, João Maio Pinto, André Lemos, Marcos Farrajota e Jucifer (estes de Portugal), Monica Nilsen (Noruega), Mike Diana (E.U.A., Dice Industries (Alemanha).

Local da exposição:
Museu da Água da EPAL (Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos)
Rua do Alviela, 12 - Lisboa

Horários - Seg.a Sáb.: 10h - 18h
Acesso: Autocarros 104 e 35
Telefone 218 100 215
Internet: http://museudaagua.blogspot.pt 

Etiquetas: ,

terça-feira, outubro 23, 2012

Fanzines esses desconhecidos (I) - "Fanzaine"?











"Fanzaines"? A ignorância que há sobre os fanzines já chegou ao ponto de aparecer assim escrito, "fanzaines", no programa do 5º Encontro Nacional de Ilustração, começado a realizar em 15 de Outubro e que terminará em 23 de Novembro, nos Paços da Cultura da Junta de Freguesia de S. João da Madeira.

No programa provisório que foi apresentado no site daquela entidade vai-se lá ter clicando na alínea "Programa", e em seguida no dia 20 de Outubro de 2012, para tomar conhecimento das actividades daquele dia.

E depara-se-nos, na 7ª linha, esta aberração ortográfica, no que se refere aos fanzines:

Um estúdio frutífero em fanzaines!

E quem são os especialistas que irão falar sobre este tema? Lindomar Sousa e Olímpio Sousa (os irmãos angolanos organizadores do já prestigiado, a nível africano, Festival de Banda Desenhada de Luanda), e J.Mascarenhas (criador da muito conhecida personagem de BD, "O Menino Triste").

Obviamente que não foi nenhuma destas três personalidades ligadas à banda desenhada (eles próprios editores de fanzines), que escreveu tão incrível barbaridade linguística.

Mas que ela está lá, está, escarrapachada no programa do evento, visionável (*) no endereço:

http://www.fsjm.pt/quintoencontroilustraçao/programa.asp

Nota "a posteriori" -  O disparate foi corrigido, aliás a correcção foi radical: a palavra fanzine desapareceu do programa.

(*) Hoje, 23 de Outubro, fui de novo visitar o endereço acima indicado e está cancelado.

Imagens que ilustram o "post" (de cima para baixo)
1. Tira de banda desenhada dedicada aos fanzines do autor brasileiro Laerte
2. Capa do Fanzine das Xornadas de Ourense (Galiza, Espanha)
3. Capa da obra "Dédalo dos Fanzines - O Catálogo das Publicações Amadoras de Banda Desenhada em Portugal", única obra portuguesa sobre fanzines, da autoria de Leonardo De Sá e Geraldes Lino 
4. Boa ilustração com imagem arquitectural que talvez tenha a ver com o local do evento



P.S. - Obrigado, Rui Brito, por me teres chamado a atenção para mais esta prova de desconhecimento do fenómeno fanzinístico. 

Etiquetas: