Efémera - s/nº - Set. 08
Entre várias, há uma condição estabelecida para que uma publicação seja classificada como sendo um fanzine: que essa publicação seja editada por um fã, ou por um grupo de fãs - tanto no singular como no plural, sempre na qualidade de amadores (*) - ou por uma associação cultural sem fins lucrativos.
Vem isto a propósito da publicação, que hoje apresento como fanzine - ou, para o caso, da vertente "fanálbum", por não ter numeração, logo, sem continuidade, e por isso edição única -, fanzine esse intitulado Efémera, em edição de Garagem Hermética Associados.
Tal associação dá a entender, pela escolha do título, ter no seu seio gente apreciadora de banda desenhada -"Garagem Hermética" relaciona-se, desde logo, com o notável autor de BD que usa o pseudónimo Moebius- , mas dedica-se, fundamentalmente, à actividade teatral.
Aliás, "Efémera" é o título da peça que apresentaram, de forma parcial, no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, e integralmente no Teatro Cinearte (ou Teatro "A Barraca"), em Lisboa.
E foi essa peça que serviu de tema, embora de forma bastante sintetizada, à bedê realizada por Rita Souto e Catarina Santana - responsáveis por argumento e guião, com desenhos de Miguel Velez - que, além de artista gráfico, participou também como actor na representação teatral.
Da peça/bd Efémera ficam aqui excertos. Não darão para conhecer a peça, mas serão suficientes para apreciar o estilo gráfico do desenhador.
-----------------------------------------------
(*) No caso de o fanzine ser editado por um profissional da especialidade, classifica-se como prozine.
-----------------------------------------------
Efémera
s/nº
Efémera
s/nº
Formato A5
Capa e contracapa a cores
Miolo: 16 páginas também cores
Data de edição: Setembro de 2008
Tiragem: 500 exemplares
Edição: Garagem Hermética Associados
Data de edição: Setembro de 2008
Tiragem: 500 exemplares
Edição: Garagem Hermética Associados
Apoio: Cãmara Municipal de Lisboa (**)
Lisboa
Lisboa
------------------------------------------------
(**) Uma coisa é ter o apoio de uma autarquia, outra é ter por editora uma qualquer autarquia, o que retira a essa publicação a categoria de fanzine, porque o editor ou editores têm de ser amadores.