fanzines de banda desenhada

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Era uma vez... - Nº XLVI - Natal 06

Capa do zine Era uma vez...

A. J. Ferreira, decano entre os faneditores, continua na sua incansável faina de recuperar pedaços de bandas desenhadas de tempos idos, chegando a dar à estampa obras inéditas de autores que passaram pelas páginas de antigas revistas portuguesas da especialidade.
Neste mais recente número, que só agora adquiri, ressalta a qualidade do desenhador inglês Colin Merritt - algumas das imagens conseguem, à custa de signos cinéticos de perfeita execução, antecipar a noção vertiginosa de velocidade, o que muito boa gente julga ter sido hoje inventado pelos desenhadores japoneses nas suas mangás.

Era uma vez...
Nº XLVI - Natal 06
Formato A4
Capa e contracapa em papel de cor amarela, miolo com 32 páginas
Editor: A.J.Ferreira
Lisboa

Ups! - nº 3 - Junho 06

Capa do zine Ups!
Fanzine de ilustração e banda desenhada. Nesta componente, ressaltam as colaborações de Missiku, André Brown e Teresa Pestana.

Ups!
Nº 3 - Junho 2006
Formato 17x17cm (invulgar, formato quadrado)
Capa e miolo: 40 páginas
Coordenação: Brígida Ribeiro e João Louro
Edição de Aquilo Teatro
Apartado 134
6301 Guarda Codex

aquilo.teatro@sapo.pt
tlf. 271 222 499

Gatafunho - Nº 2 - Junho 06

Capa do zine Gatafunho nº 2

Este mundo dos fanzines é assim: errático e obscuro. Mas atrasadíssimos, hoje registo aqui três que faltavam na "colheita" de 2006.

Conteúdo: mais ilustração do que banda desenhada, apenas um par de bedês: da autoria de Lucas Barbosa, uma delas, sem título e feita em duas pranchas; de autor cujo nome ainda não sei, é a bd "Rapaz maravilha e as suas fantásticas, divertidas, emocionantes e estúpidas aventuras!", em três pranchas.

Gatafunho
Nº 2 - Junho 2006
Formato A5
Capa a uma cor. Miolo: 36 páginas, 6 das quais a cores (com uma folha central desdobrável)
Tiragem: [200 exemplares]
Editor: [Lucas Barbosa]
Local: ?

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Nemo - Fev. 1987 - Número dedicado aos 50 anos da obra Príncipe Valente

Capa do fanzine Nemo - nº 4 -Especial - Fevereiro 1987. Note-se que o colorido é manual, graças à extrema paciência e destreza de Manuel Caldas, seu editor.

Nemo foi, na opinião de vários fanzinéfilos, o melhor fanzine português sobre Banda Desenhada. Para os não iniciados no tema, um fanzine sobre BD significa que o seu conteúdo é preenchido com textos incidindo sobre a especialidade, através de críticas, notícias e estudos.

O respectivo editor, Manuel Caldas, graças às suas edições dedicadas à obra "Príncipe Valente" é hoje bem mais conhecido do que era há vinte anos (será preciso dizer "há vinte anos atrás", como agora está na moda, provavelmente por o conhecimento da língua portuguesa estar a degradar-se?).

Data dessa época o meu contacto com o eminente estudioso desta obra-prima da Banda Desenhada Mundial, e do respectivo autor, Harold Rudolf Foster, iniciado com a aquisição desta série inicial do fanzine Nemo, que, em edições posteriores, aumentaria o formato para A4.

Nemo - Fanzine sobre BD (*)
Publicação quadrimestral
Nº 4 - Fevereiro 1987
Formato A5
Capa e miolo: 36 páginas
Director e editor: Manuel Caldas
Póvoa de Varzim

(*) Já cessou a publicação