fanzines de banda desenhada

sábado, abril 05, 2008

Juvebedê - nº 39 - Dez. 2007


Tenho sempre algum constrangimento em chamar fanzine a qualquer publicação editada por uma entidade, e não por um fã. Juvebedê nscreve-se nesta situação ambígua, visto que, apesar desse apoio, na prática a sua edição começou por ser realizada por jovens bedéfilos (Carlos Fernando Cunha e Miguel Coelho, hoje já mais maduros, a que se juntou mais tarde Alexandra Sousa), apenas sob o apoio económico e logístico da Associação Juvemedia, um colectivo amador dedicado à juventude.
Mas por que motivo insisto em classificar de fanzine o Juvebedê? Pelo facto de se tratar de um magazine amador, editado (desde Abril de 1997) sem intuitos lucrativos, por ter escassa tiragem, e ser apenas distribuido (gratuitamente) pelos Serviços Centrais de Lisboa do Instituto Português da Juventude e na Associação Juvemedia.
De resto, a reforçar o estatuto que lhe atribuo está o facto de ter sido distinguido com o prémio "Melhor Fanzine", em 1998, pela organização do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora.
E, como fanzine sobre bedê (por vezes também com alguma banda desenhada propriamente dita), a totalidade do conteúdo compõe-se de notícias, pequenas notas críticas, informação editorial, e até eventuais entrevistas com autores, como sucede neste mais recente número, facto visível na imagem que, além da capa, ilustra este "post".
----------------------------------------
Juvebêdê
Nº 39 - Dezembro 2007 (*)
(*) Na realidade apenas foi distribuída em Fev. 08
Formato A4 - Capa e conteúdo, 24 páginas
Capa e contracapa, e respectivos versos, a cores
Conteúdo a p&b
Tiragem: 200 exemplares
Distribuição gratuita
Propriedade e edição: Associação Juvemedia
Rua Gomes Freire, 183-3º- Esq.
1150-177 Lisboa
Correio electrónico - info@juvemedia.pt
Sítio: www.juvemedia.pt

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial