fanzines de banda desenhada

terça-feira, janeiro 22, 2008

Carlitos! - s/nº - Outubro 07

Prancha de Marco Mendes que ilustrou o convite para uma sua exposição

Marco Mendes e Lígia Paz são ambos ilustradores, e encheram as páginas deste fanzine intitulado Carlitos! (assim mesmo, com intrigante ponto de exclamação) através de excelentes bandas desenhadas e algumas óptimas ilustrações. Aliás, uma delas, da autoria da Lígia e com a sua devida autorização, aparece de novo no recente número dez do meu fanzine Eros, por ser exemplar na área do erotismo de requintada sensibilidade.
No que concerne às bandas desenhadas de Marco Mendes, elas são geralmente de uma só prancha (neste fanzine), e descrevem factos, acontecimentos, ou simples pormenores da vida do dia-a-dia. Como acontece com a bd reproduzida no topo, a qual, curiosidade do fanzine, aparece como suplemento em papel couché de elevada gramagem, por se tratar de programa de exposição dele, Setembro do ano que já lá vai, na Galeria Plumba - Arte Contemporânea, Porto.

Prancha da bd "Reacção Psicótica", de Lígia Paz
Lígia Paz, em termos de estilo, insere-se no minimalismo: imagens em síntese, muitosimples, sem fundos, quase em silhueta, aparentemente vogando no espaço. Mas expressivas e sugestivas. Aprecie-se o o dinâmico pormenor da personagem que se apresenta deitada na banheira e se levanta, para, em seguida, se dirigir para "lado nenhum", como a autora artista relata, na legenda didascálica manuscrita, em excelente texto, algo saramaguiano, ou seja, sem qualquer pontuação, que consegue criar uma atmosfera estranha e angustiante.
Quanto aos grafismos de Marco e Lígia, dois estilos bem diferentes, no mesmo fanzine, que se complementam.

Capa do fanzine, desenhada por Marco Mendes

Carlitos!
Exemplar sem nº nem data [Outubro 07]
Formato A4 - Capa, contracapa e 20 páginas. Inclui separata A3 em papel verde com a montagem fotográfica "Carlitos Júnior"
Editor: Marco Mendes
Endereço: Rua Nau Trindade, nº 16 - 3º - dtº
4000-354 Porto
Mais pormenores no (excelente) blogue Diário Rasgado
http://diariorasgado.blogspot.com/

Nota importante escrita a posteriori (em 10 Fev.): Neste "post" existe uma facilidade técnica inexistente anteriormente: todas as imagens são ampliáveis.

1 Comentários:

Às 10:35 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Caro Geraldes,

Obrigado, mais uma vez pelo interesse e simpatia de sempre. Um abraço,

Marco & Lígia

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial