fanzines de banda desenhada

terça-feira, novembro 20, 2007

O Projecto de Fecundar a Lua - Julho 07

Prancha de banda desenhada autoconclusiva, em que Marco Mendes, o próprio autor da bedê se auto-retrata

Com cenário lisboeta, numa banda desenhada de estupendo humor - característico da liberdade que há nos fanzines -, o autor-artista portuense Marco Mendes auto-retrata-se como político a discursar para um público que se presume numeroso e para várias rádios e canais de televisão, coisa supinamente séria - fazer, tipo, a apologia de uma candidata à Câmara Municipal de Lisboa, implica seriedade, carago. Mas o nonsense está prestes a deflagrar: à frente do orador, despudoradamente nua, passa a namorada Lígia. Que, com o ar mais natural, exclama: "Apoiado".
Pronto, ia tudo tão certinho, a mediática personagem, conhecida "de capas de revista, do cinema e da TV, da publicidade a cuecas da CE" fica atónito, reage, ralha: "Lígia!! Não vês que estou a trabalhar?", e ela "Estás a trabalhar!! Mas não no que deves!".
Um gozo, um pedaço de BD "à moda do Porto", um autor a espalhar talento polivalente, criador de "gags" e observador do dia-a-dia, que escreve e desenha de forma espontânea e cativante.


Capa do fanzine O Projecto de Fecundar a Lua

Pode ser assim a capa duma revista, dum magazine? Bom, um fanzine é uma revista, é um magazine, editado por um fã, vou sempre repetindo, há sempre quem pergunte: mas afinal o que é um fanzine, e é tão simples, basta usar a barra do google e escrever a palavra fanzine. Mas como o editor é um amador (aquele que ama, que faz as coisas que ama com amor, passe o pleonasmo), dele tudo se pode esperar, loucura, imaginação, ironia, ternura, em texto, em imagens, em texto e imagens. Que, neste caso, são de Marco Mendes mas também de Janus (Paulo Dionísio) e Miguel Carneiro, autor de brejeira separata em folha A3 de papel azulado.

O Projecto de Fecundar a Lua - Formato A4 - Fanzine sem número - Julho 2007 - Local da edição: Porto - Editor: não indicado [Marco Mendes]

http://diariorasgado.blogspot.com/ http://paulodionisio.blogspot.com/ http://osgajosdamula.blogspot.com/

ah.mula@gmailcom

Outras imagens e mais palavras acerca de fanzines, em geral, e deste fanzine, em particular, podem ser vistas e lidas no meu outro blogue Divulgando Banda Desenhada, no endereço http://divulgandobd.blogspot.com/

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial