fanzines de banda desenhada

domingo, março 09, 2008

Folha Volante - nº 199 - Março 08


Recortar bandas desenhadas de jornais, ou de revistas, que nada têm a ver com a BD pode ser um bom passatempo para qualquer bedéfilo. Fazer desse material um fanzine -o Folha Volante-, todos os meses, para dar a conhecer essas imagens que, na generalidade, passam despercebidas, é algo diferente, que tem a ver com um certo espírito de solidariedade para com a comunidade da BD que participa na Tertúlia BD de Lisboa, onde o fanzine é distribuído gratuitamente.
Por exemplo, neste número do [fanzine] Folha Volante, já no seu nº 199, é dado destaque a uma bd que se publica a cores no semanário Sol. São seus autores Joba (pseudónimo do desenhador) e ML (sigla onde se esconde o argumentista), especialistas em comentar criticamente aspectos do dia-a-dia, e não só.
No verso do zine estão reproduzidas duas tiras, uma de Bandeira (ou Zé Bandeira, como melhor o conheço há muitos anos), que cria a série "Bandeira de Canto", ou ele não se chamasse Bandeira :-) para o Jornal de Notícias (neste caso, na edição de 9 de Fevereiro), em que brinca com um trocadilho tendo por base as diferenças linguísticas entre a variante do português do Brasil, e a língua "mater", o português de Portugal.
Na [revista] Forum Estudante colabora Alex Soares (ou colaborava, nos últimos números não vi mais nenhum episódio desta série "Take 2".
----------------------------------------
Folha Volante - nº 199 - 4 de Março 08
Fanzine aperiódico
Distribuição gratuita na Tertúlia BD de Lisboa
Editor: Geraldes Lino
Apartado 50273
1707-001 Lisboa

1 Comentários:

Às 7:47 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Mucho intereste!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial