fanzines de banda desenhada

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Animais! - Outubro 07

"Há muitos anos atrás, no Jardim Zoológico de Londres, coloquei um espelho no chão, entre dois orangotangos que, tanto quanto sei, nunca se tinham deparado com tal objecto. De início, eles encararm as suas imagens reflectidas com a mais viva surpresa, mudando frequentemente de perspectiva. Depois aproxiaram-se mais do espelho e projectaram os lábios em direcção à imagem, como se para lhe dar um beijo (...)"
Excerto da obra "A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais" (1872), de Charles Darwin, em que José Feitor se baseou para criar esta curta figuração narrativa, de inquestionável nível estilístico.

José Feitor realizou toda a componente imagética do projecto gráfico sob análise, incluindo, obviamente, a notável ilustração visível acima.

É incomensurável a imaginação dos faneditores, faceta que será, porventura, uma das que muito fascina nos fanzines, como acontece com a impressão da capa, que tem algo de baixo-relevo, detectável ao passar-se um dedo sobre a rugosidade da gravura que a ilustra.
Claro que há por vezes pormenores desconcertantes (em especial para quem não conheça bem tais magazines literários/artísticos não comerciais) como será também, por exemplo, a facilidade com que se escreve uma determinada data de edição, e ela só surge posteriormente, neste caso em Dezembro, como aconteceu com o [fanzine] "Animais!".
Aliás, vale a pena reproduzir o interessante texto que aparece na última página:
Este volume foi integralmente desenhado, impresso, prensado, dobrado, colado, agrafado e aparado nos Atelieres de Santa Justa entre Maio e Outubro de 2007 a expensas da Imprensa Canalha
Animais!
Edição de Imprensa Canalha - S/ nº - Acompanhado por DVD
Data da edição: Outubro de 2007
Exemplares numerados (o presente tem o nº 018)
Responsável: José Feitor
Rua Alexandre O'Neill, 9 - 1º Dtº
1300-031 Lisboa

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial