fanzines de banda desenhada

sexta-feira, dezembro 04, 2009

Fandclassics - nº 3 - 3º trimestre de 2008


A fotografia de Milton Caniff


Uma tira de apresentação das personagens de"A Vingança de Lady Dragon" - Terry Lee, Pat Ryan, Connie e Lady Dragon, mais as cinco tiras iniciais do episódio.
Contracapa do fanzine

Terry e os Piratas (Terry and the Pirates), obra de Milton Caniff, é indubitavelmente uma das obras mais marcantes da Banda Desenhada Clássica, e José Pires - consagrado autor de BD - seu acérrimo "profeta" na Europa.
Fandclassics, um dos seus fanzines, já vai no terceiro fascículo dedicado àquela série, e, com a liberdade característica dos zines - e também dos seus faneditores -, desta vez há uma alteração no objecto gráfico: mantém o formato A4, mas usando-o ao baixo, no que se chama "formato italiano".
Nele se inclui o 3º episódio, intitulado A Vingança de Lady Dragon.
Qual o motivo desta mudança? Como explica o faneditor, decidiu-a devido ao facto de ter de reproduzir tiras diárias, que nas edições anteriores reduzira bastante, prejudicando os desenhos e a legibilidade das legendas.
Na introdução, escreve José Pires, também autor da pesquisa histórica bem como dos interessante e textos:
"(...) Sabemos que esta série começou a ser publicada entre nós, primeiro pela Agência Portuguesa de Revistas - ainda nos anos 70 do século passado - e, posteriormente, em tira diária no jornal Público.
Mas nunca passaram dos dois primeiros episódios! Creio que agora já podemos imaginar porquê. É que no jornal onde a série começara, o Chicago Tribune, publicavam-se as tiras diárias, tendo uma página dominical, com as mesmas personagens, mas com histórias diferentes, a cores e em maior formato.
Estas páginas dominicais apareciam em quatro tiras com um máximo de três vinhetas distribuídas, ostentando logo a primeira vinheta, sempre mais longa do que as restantes, o título "Terry e os Piratas". (*)
Pouco mais de dois anos volvidos, por decisão de Milton Caniff ou da direcção do jornal - não nos é possível averiguar isso rigorosamente -, estas páginas dominicais começaram a aparecer integradas nas aventuras que a tira diária publicava, tornando a sua publicação noutros moldes (tira diária em jornais que não tinham suplementos dominicais) mais restritiva e sem possibilidade de sequência normal - ou a publicação seguia os moldes do Chicago Tribune, ou então nada feito!
Esta decisão surge incompreensível, pois este formato tornava muito mais limitativa a sua inserção noutros meios de publicação! - ninguém estaria facilmente na disposição de publicar uma coisa que, uma vez por semana, aparecia em formato maior e a quatro cores! (...)
Devem ter sido igualmente estes mesmos problemas que limitaram a publicação da série num número muito maior de jornais, o que não foi suficiente para a relegar para um "esquecimento" que seria mais do que injusto, desfrutando a série, principalmente nos Estados Unidos, de uma popularidade que fazem dela uma das comic strips de culto (...)
Mas nós conseguimos resolver este magno problema, com recurso às técnicas de informática mais sofisticadas, removendo as cores, retirando tudo o que tornava a série menos fluente e linear.
Houve ainda um outro problema, mas esse insuperável: é que o formato das vinhetas das páginas dominicais era ligeiramente diferente das vinhetas das tiras diárias, mas nunca cometeríamos o crime de amputar os magníficos desenhos de Caniff! Assim sendo, os felizes possuidores desta nossa versão de Terry e os Piratas terão nas suas mãos algo de absolutamente novo em todo o mundo! Nada mau, pois não? (...)"

(*) Em inglês, obviamente - comentário deste bloguista.
---------------------------------------------
Fandclassics. O fanzine do fanático dos grandes clássicos da BD
Nº não indicado [Nº3]

Data não indicada - [4º trimestre.08]
Tiragem não indicada [12 exemplares, conf. inf. pesoal do faneditor, que editará mais para satisfazer pedidos]
Formato A4 ao baixo, tipo italiano
Capa e contracapa a cores
Conteúdo: 130 páginas a preto e branco
Editor - não indicado [José Pires]
Lisboa


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial