fanzines de banda desenhada

quarta-feira, outubro 07, 2009

Folha Volante - nºs 238 e 239- Outubro 2009


Uma banda desenhada de Vasco Martins, publicada originalmente na revista CAIS (nº143-Ag.09)

O artigo reproduzido na lado esquerdo des parte da frente do fanzine Folha Volante (lê-se bem após clicar em cima, peço desculpa a quem sabe) refere-se a uma editora online, a Bubok.pt, que, aparentemente, representa uma fácil maneira de qualquer candidato a escritor poder ser editado.
Quem, todavia, tem uma péssima opinião desta editora, e se baseia em dados concretos, é a bloguista Safaa Dib que, no seu blogue
http://retratos.wordpress.com/
disseca, em clarividente texto, as anomalias no funcionamento da Bubok, que, ao invés de ser uma iniciativa favorável a quem quer ser editado em livro, representa antes uma forma de ganhar dinheiro à custa dos incautos.
Eu reproduzi esta notícia no zine
Folha Volante, porque pensava que estava a fazer uma boa divulgação pelos habituais quarenta e tal "tertulianos" presentes na Tertúlia BD de Lisboa, ontem, dia 6. Mas, após ler o "post" (datado de 10 Set.)da Safaa Dib, peço-lhes o favor de também o lerem e fazerem o seu próprio juízo, já com uma dose de novas e bem baseadas informações.

-----------------------------------------------
Quanto ao recorte afixado no lado direito do fanzine refere-se à actividade de Fernando Relvas, a viver na Croácia, e que tem sido editado pela Lulu, editora que funciona no sistema de POD-Print on Demand
http://www.lulu.com/
Pelos testemunhos e edições concretas de dois autores, Luís Peres, e, agora, Relvas, aqui temos uma editora online que merece toda a confiança. Ainda bem!


Interessante artigo de Manuel António Pina, em que se apresenta como esclarecido tintinófilo, fazendo a análise, entre outras coisas, das duas edições do episódio de Tintin no Congo que conhece.
in suplemento/revista do Jornal de Notícias, Notícias Magazine, 20 Set.09

Como tenho dito em vezes anteriores, apenas ultrapasso com este [fanzine] Folha Volante a ordem cronológica que costumo respeitar na reprodução dos restantes zines.
A razão é simples: sendo distribuído gratuitamente na Tertúlia BD de Lisboa, a sua função é a de divulgar informações relacionadas com banda desenhada, e bedês publicadas em datas recentes, é óbvio que um desfasamento temporal muito dilatado tornaria obsoletas as notícias (não as bedês, geralmente intemporais).
----------------------------------
Folha Volante Nºs 238 e 239
6 Outubro 09
Formato A4 - (Uma folha A4, de cor verde) fotocopiada frente e verso a p/b (*)
Fanzine aperiódico
Tiragem: 100 exemplares
Distribuição gratuita na Tertúlia BD de Lisboa
Editor: Geraldes Lino
Apartado 50273
1707-001 Lisboa

(*) Nota: A reprodução, neste caso, incidiu sobre as madres do fanzine, reproduzidas depois em papel verde, como se poderá ver em postagens anteriores

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial