fanzines de banda desenhada

quarta-feira, setembro 02, 2009

Folha Volante nº 237 - Setembro 2009


Folha Volante - Fanzine editado em 1 de Setembro na Tertúlia BD de Lisboa.
Exemplar dedicado a notícias, críticas, crónicas sobre banda desenhada extraídas de diversas publicações (jornais e revistas).
Vale bem a pena clicar em cima para ampliar (eu sei que a maioria sabe disso, mas haverá quem não se lembre...), e assim poder ler os vários artigos que seleccionei de jornais, dando prioridade a textos relacionados com a BD portuguesa - "A Pior Banda do Mundo", de José Carlos Fernandes, obra editada em França ("Le Plis Mauvais Groupe du Monde", ed. Cambourakis), crítica bem documentada de João Miguel Lameiras, "As Aventuras do Príncipe Ziph", de Luís Peres, edição portuguesa no sistema POD, "Print on Demand", revista "Venham +5" nº6, ou até edições sobre temas estrangeiros, como é o fascículo dedicado aos anos 1951-52 da saga do Príncipe Valente, tudo trabalho jornalístico de F. Cleto e Pina no Jornal de Notícias.
Para além desse conjunto de textos relacionados com a BD nacional, abri excepção para um excepcional artigo de opinião, escrito por Cristóvão Gomes no jornal i (na rubrica BD, que é publicada às 6ªs feiras) em que aquele jornalista-crítico de BD faz uma certeira análise do caso acontecido com a obra "Boiled Angel", do autor-artista Danny Rolling.
Para quem não leu no jornal, vale a pena ler agora aqui. Está ainda a tempo de se capacitar dos preconceitos que continuam a perseguir a arte sequencial.
................................................................
Folha Volante Nº 237
1 Setembro 09
Formato A4 - (Uma folha A4, de cor verde) fotocopiada frente e verso a p/b
Fanzine aperiódico
Tiragem: 100 exemplares
Distribuição gratuita na Tertúlia BD de Lisboa
Editor: Geraldes Lino
Apartado 50273
1707-001 Lisboa

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial