fanzines de banda desenhada

sexta-feira, junho 12, 2009

Tertúlia BDzine - nº 134 - Nov. 08







Relatos da triste vida de Serafim, o "Rapaz Pinguim", invulgar personagem criada pela dupla Ricardo Correia, no desenho, e André Oliveira, no argumento.
A versatilidade do argumentista abrange o versejar, daí que os textos sejam em rima, como acontece logo na primeira prancha da bd. Leia-se:
"Serafim, em pequenino, sofria horrores de vergonha,/ todo e qualquer cumprimento era alvo de atenção,/ porque era mole o menino, cheio de mimo e de ronha,/no "passou bem" não sabia apertar bem a mão.
Apresentava a sua,/ engelhada e pouco audaz,/como uma barbatana para o outro agarrar,/ganhou assim a alcunha de pinguim, o rapaz,/para nunca mais a alcunha o Serafim libertar.
A apresentação da personagem nada a favorece, o que não impede de seguirmos o seu percurso com curiosidade. O que irá ser do rapaz Serafim, quando chegar a homem Serafim?
Eis o que o que conta esta invulgar narrativa sequencial, alterando bastante a apresentação mais habitual na BD, aquele tradicional alinhamento de vinhetas de formas quadradas, rectangulares ou circulares. Aqui, as figuras das personagens como que vogam no espaço, sem que, com isso, deixem de possibilitar a leitura, das imagens e dos textos, da esquerda para a direita e de cima para baixo.

Tertúlia BDzine Nº 134 - 4 Novembro 2008
Fanzine aperiódico
Formato A4 - 4 Páginas a p/b
Tiragem: 100 exemplares
O presente número deste fanzine é de tema livre
Editor: Geraldes Lino
Apartado 50273
1707-001 Lisboa

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial