fanzines de banda desenhada

domingo, maio 10, 2009

Folha Volante nº 230 - Maio 2009


Neste número do zine Folha Volante, dedicado à divulgação de textos sobre BD aparecidos na imprensa, foi reproduzido, na frente (imagem de cima), um artigo dedicado à obra A Fórmula da Felicidade, desenhada por Osvaldo Medina, sob argumento de Nuno Duarte.
No verso, reproduzi quatro textos de assuntos diferentes:
1)F. Cleto e Pina (também conhecido por Pedro Cleto) faz a crítica do álbum Mocifão, com desenho de Nuno Duarte (atenção, há um argumentista e um desenhador que assinam da mesma maneira, este é o desenhador), a trabalhar sob argumento de Untxura e Nuno Silva. Esta obra foi inicialmente divulgada num blogue, e editada a gora por edições El Pep.
2) Lendas portuguesas em banda desenhada é o título de uma nova colecção, que se inicia com a lenda de Deu-la-Deu Martins, heroína de Monção. A responsabilidade desta iniciativa deverá ser debitada a um trio constituído pelos desenhadores Sara Coelho e Rui Alves (Rá), ela a desenhar as personagens, ele os cenários, tudo sob coordenação de Teresa Cardia, que conta continuar a tarefa, a constar de lendas de todo o país.
O álbum teve lançamento formal em Monção, e voltou a ser apresentado, informalmente, na Tertúlia BD de Lisboa.
3)Battler Britton, por Colin Wilson (desenho) e Garth Ennis (argumento), regressou, havendo já entre nós a edição portuguesa pela BdMania. Major Alvega (Jaime Eduardo de Cook e Alvega) assim foi o herói de papel rebaptizado em Portugal, e fortemente popularizado como ás luso-britânico da aviação.
É sabido que o rebaptismo a que me refiro, ou seja, o nome de Alvega, foi-lhe atribuído pelo meteorologista Anthímio de Azevedo, e o Major (Anthímio disse-me que tinha achado esse posto hierárquico o mais simpático para atribuir ao Jaime Alvega) foi um dos heróis da BD mais populares em Portugal, graças à revista Falcão (2ª série).
4) Noticia sobre Dragon Ball, uma das mais populares mangás (bandas desenhadas japonesas), criada em 1984 (curiosa, esta data, que se liga de imediato a George Orwell) por Akira Toriyama.
................................................................
Folha Volante Nº 230
5 Maio 09
Formato A4 - (Uma folha A4, de cor verde) fotocopiada frente e verso a p/b
Fanzine aperiódico
Tiragem: 100 exemplares
Distribuição gratuita na Tertúlia BD de Lisboa
Editor: Geraldes Lino
Apartado 50273
1707-001 Lisboa

2 Comentários:

Às 11:59 da tarde , Anonymous Autores Portugueses de Banda Desenhada e Ilustração disse...

Queridíssimo colega e extraordinário anfitrião, a quem muito agradeço o convite para a sua querida e divertidíssima tertúlia, onde espero poder vir a marcar presença mais vezes.
Permita-me uma correcção ao seu post, quando digo, em jeito de brincadeira que “quem mande neles sou eu”, ora… é absolutamente verdade :), mas o meu amigo esqueceu-se da pintura maravilhosa :), sobre os desenhos não menos maravilhosos… também de minha autoria… ninguém nasce perfeito!
Com muito carinho e um até breve… Teresa Cardia

 
Às 6:57 da tarde , Blogger Geraldes Lino disse...

Cara Teresa Cardia
Tanto vocês brincaram (até você própria) com a sua importante mas única função de aglutinadora e orientadora do projecto "Autores Portugueses de Banda Desenhada e Ilustração", de que já nasceu um fruto, o álbum de BD dedicado à lenda de "Deu-la-deu", que nunca alguém de vocês me disse que a Teresa tinha sido a colorista, apenas me disseram (e lá na tertúlia voltei a ficar com essa ideia) que a parte da banda desenhada tinha sido realizada apenas pelo duo Sara Coelho (desenho) e Rui Alves (planificação e colorização).
Corrijo então. a colorização foi efectuada por Rui Alves e Teresa Cardia.
Peço-lhe desculpa pela omissão.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial