fanzines de banda desenhada

quinta-feira, março 05, 2009

Folha Volante - nºs 225 e 226, de 3 Março 2009

A banda desenhada japonesa (a mangá), está há muitos anos em grande força na Europa, graças a muitas obras de grande nível, e a outras de grande impacte popular, sendo exemplos disso as séries "Dragon Ball" e, recentemente, "Naruto". Foi sobre isso que escreveu, já há uns meses, Teresa Campos, na revista Visão.
(Claro que para o texto ficar legível, bastará clicar-lhe em cima)
Reprodução de artigo escrito por João Miguel Lameiras, no jornal Diário As Beiras, de 14 Fev. 09, acerca de Eternus 9, de Victor Mesquita

A arte sequencial de Carlos Zíngaro (Zngr), na série "Carne Viva", habitualmente na revista jazz.pt (o exemplar donde foi reproduzida esta prancha de BD é o nº 22, de Jan./Fev. 09)



Verso do fanzine, onde se podem ver (bem melhor, depois da imagem ampliada) tiras de BD, sendo duas assinadas por Luca (um duo de portugueses, Luís Afonso, Lu, como argumentista, e Carlos Rico, Ca, a desenhar), ambas extraída do Diário do Alentejo, e uma terceira tira, reproduzida do jornal Metro, esta por Jim Toomey.

O [fanzine] Folha Volante tem duas versões, uma para publicação diferida de BD (ou seja, BD já publicada anteriormente), e outra onde se podem ler artigos, também já publicados algures.

Folha Volante
Formato A4 - Uma folha A4, de cor verde) fotocopiada frente e verso a p/b
Fanzine aperiódico
Tiragem: 100 exemplares
Distribuição gratuita na Tertúlia BD de Lisboa
Editor: Geraldes Lino
Apartado 50273
1707-001 Lisboa
...............................
F.V. nº 225 - 3 Março. 09
F.V. nº 226 - " "

1 Comentários:

Às 8:45 da tarde , Blogger Barbara Lourenço disse...

Antes e mais queria agradecer a visita ao meu humilde blog =)

Bem mas vamos ao que interessa (pouca coisa)Em relação à Manga eu creio que o "fanatismo" por Dragon Ball foi muito graças também ao "merchandise" que houve. Cartoes, T-shirts, jogos para consolas etc...
Ha que não esquecer também o facto de as pessoas começarem a ter muito mais facilidade em ir/ter internet, coisa que antes era muito mais dificil!
Naruto no japão é tão ou mais importante como outras séries da mesma classificação (Shounen - manga de "rapazes") tais como Bleach, Yu-GI.Oh etc...A facilidade de internet e visão do anime na sua lingua mãe deu um estatuto muito maior nos outros países do que no proprio Japão. O que não é de estranhar visto que na minha epoca, ver anime era ser - Freak - =)
"Les os livros ao contrario porquê?"
"AI que horror ouves isso em japonês porquê?"
Aqui estão as frases mais ouvidas na minha adolescencia eheh!

Fica aqui a minha ideia de fanatismo e fama dos "novos" animes/Mangas =)
Abraço grande
Barbara Lourenço

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial