fanzines de banda desenhada

quinta-feira, agosto 06, 2009

Folha Volante - nº 235 - Agosto 09











O fanzine Folha Volante apresenta-se em duas tonalidades de cor verde: uma, mais clara, onde reproduzo bandas desenhadas extraídas de jornais, revistas/suplementos de jornais, e de revistas não especializadas em BD; outra, mais escura, onde reproduzo textos de crítica e notícias.
Este mês fiz apenas o que se integra no segundo tema citado, ou seja, o dos textos, que mostro na imagem.
Mas faço-o de forma especial: mostro o "making of" :-), isto é, os recortes de jornais e respectiva colagem, em trabalho artesanal, de que sai em cópia digital a tiragem suficiente para distribuir aos participantes na Tertúlia BD de Lisboa.
Claro que este fanzine deixará de existir quando a tertúlia acabar, e isso acontecerá se o Parque Mayer fechar para obras, ameaça que já existe, qual espada de Damocles, há uns tantos anos.
Nota 1: devido ao facto de se tratar de um inforzine - dedicado em exclusivo a divulgar informações e/ou críticas, que também são, em última análise, informações -, abro excepção para ele dando aqui notícia imediata da sua edição, para não perder actualidade, enquanto que no tocante aos outros fanzines, apenas lhes faço referência pela ordem cronológica.
Nota 2: Não concordo com o facto de João Lameiras incluir na crítica que faz aos fanzines, o título Venham +5, visto não o considerar um fanzine, mas sim uma publicação (revista) institucional, pelo facto de ter por editor a Câmara Municipal de Beja (que, obviamente, não se poderá considerar um fã).
Isto pese embora o facto de ser amigo de Paulo Monteiro, e admirar-lhe o notável trabalho como organizador do Festival BD de Beja, responsável pela Bedeteca de Beja, e também pela edição da Venham+5, uma excelente revista.

4 Comentários:

Às 1:43 da tarde , Blogger mmmnnnrrrg disse...

sem ligação à 'net para divulgar isto:
http://chilicomcarne.blogspot.com/2009/08/shock-de-calor-na-chili.html
pedimos desculpa por este abuso publicitário!
CCC

 
Às 7:08 da tarde , Blogger Geraldes Lino disse...

Estás à vontade, Marcos F., para divulgar aqui as tuas exposições de BD.
Não me foi posível ir à inauguração da expo do Estrompa aí na ChiliComCarne, pq vinha para o Algarve no domingo seguinte, e tinha o tempo todo ocupado, inclusive o escrever um "post" no divulgandobd.blogspot.com acerca de um livro que tinha comprado, para ficar todo o tempo que estivesse cá no Sul (e ainda estou).
Espero que no sábado ainda possa ir aí ver a expo (o espaço da Chili está aberto ao domingo? julgo que não...

 
Às 4:25 da tarde , Blogger Svet disse...

Cool articles!


---------------------------------


блог дизайнера

 
Às 9:26 da tarde , Blogger Geraldes Lino disse...

Caro amigo Svet
Quando voltar à Noruega, envie-me um exemplar do seu fanzine, com tradução em português.
Gostei de o conhecer, mais à sua amiga, no "Bacalhoeiro".
GL

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial