fanzines de banda desenhada

sexta-feira, abril 25, 2008

Era uma vez... - nº XLIX - Natal de 2007







Editado por A.J.Ferreira, insigne estudioso das Histórias aos Quadradinhos, como ele teimosa e nostalgicamente continua a chamar à Banda Desenhada, obtive recentemente um exemplar do fanzine Era uma vez, datado do Natal de 2007.
Tal como os 48 números anteriores, este é dedicado ao estudo e divulgação de autores-artistas clássicos, geralmente ingleses, apenas conhecidos de minorias, pelo facto de só terem sido publicados, em Portugal, em antigas revistas que poucos bedéfilos-coleccionadores possuem. Até, em alguns casos, trata-se de histórias inéditas entre nós, como aconteceu, por exemplo, a este episódio "De Cartum a Londres" - 19ª parte da obra Rob the Rover, figuração narrativa criada pelo inglês Walter Booth, publicada originalmente no jornal infanto-juvenil PUCK, e reeditada parcialmente em revistas portuguesas sob o título Pelo Mundo Fora.
As imagens constantes das 28 páginas do fanzine foram reproduzidas das revista originais da colecção de Américo Coelho, considerado o maior coleccionador português de revistas inglesas de banda desenhada.
Este episódio, inicialmente publicado entre 21-XI-1931 e 21-V-1932 (como escreveu o editor e meu amigo Sr. Ferreira), que corresponde aos Puck nºs 1425 a 1451, foi intitulado pela imaginação do faneditor português, assim como a própria divisão em partes e as legendas que complementam as imagens é de sua autoria.
-----------------------------------
Era uma vez - nº XLIX - Natal de 2007
Capa a uma cor, miolo em papel de tonalidade creme, impresso a preto e branco
Formato A4 - 28 páginas
Editor: A.J.Ferreira
Lisboa

1 Comentários:

Às 11:42 da manhã , Blogger Paulo Sequeira disse...

Uma nova banda-desenhada portuguesa, "Cães danadinhos": http://danados-bd.blogspot.com/

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial