fanzines de banda desenhada

sexta-feira, junho 06, 2008

Boletim do Clube Português de Banda Desenhada - Nº 123 - Abril 08

"A grande aventura ultramarina portuguesa", assim é classificado o tema do presente número deste fanzine, em excerto retirado do editorial escrito por Paulo Duarte, um dos dois sobreviventes do extinto (oficialmente) Clube Português de Banda Desenhada. O outro sobrevivente, Fernando Cardoso (que aliás, entrou para o clube quando este já dava sinais de estar prestes a desaparecer, mas que se entusiasmou com a hipótese de escrever sobre vários temas no boletim do CPBD, e o tem feito sistematicamente) é o autor do estudo A Expansão Portuguesa nas Histórias aos Quadradinhos das décadas de 1940 a 1970, que, entre texto e bandas desenhadas, ocupa integralmente o corpo de 100 páginas.
A edição que uso aqui para reprodução é uma toda a cores, de tiragem reduzida (reduzidíssima) de apenas sete exemplares. Dela aproveitei a contracapa (prancha de Uma Aventura no Japão, de António Vaz Pereira), a imagem da página inicial (com prancha da bd Matei-o a 24, de Victor Mesquita), e uma banda desenhada de prancha única, A Conquista de Ceuta, de José Garcês.
A capa (com um enorme erro ortográfico no título do tema), que apresenta uma imagem da autoria de Eduardo Teixeira Coelho, apenas é reproduzida numa rubrica em que há muito não mexia, a Língua portuguesa em mau estado na banda desenhada, no cartoon, nos fanzines e na internet. Quem a quiser ver terá de visitar o meu outro blogue, o Divulgando Banda Desenhada, no endereço
http://divulgandobd.blogspot.com/
Boletim do Clube Português de Banda Desenhada
Nº 123 - Abril 2008
Formato A4 - 100 páginas
Há duas edições:
Uma, toda a cores, com apenas 7 exemplares, com destino pré-estabelecido (preço: €54.50)
Outra, toda a preto e branco, com 31 exemplares, também já pré-destinados.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial