fanzines de banda desenhada

terça-feira, abril 11, 2006

Splaft! - nº 2, Abril 06


Splaft!, que tem o subtítulo "Caderno informativo da Bedeteca de Beja" acaba de ser lançado, acompanhando a maré editorial provocada pelo 2º Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja.

Trata-se de uma edição com algum carácter institucional, visto ser editado pela Bedeteca de Beja/Casa da Cultura, equipamento cultural pertencente à Câmara Municipal de Beja.

A classificação a dar a publicações com estas características é sempre passível de dúvidas. Mas, tendo em consideração alguns factores específicos dos fanzines (distribuição circunscrita ao local da edição, tiragem escassa, conteúdo devido a colaborações gratuitas, inexistência óbvia de finalidades lucrativas), e sabendo que Splaft! conjuga todos estes factores, daí considerar a publicação como fanzine.

Sob coordenação de Paulo Monteiro, este segundo número é preenchido total e exclusivamente por textos, escritos por uma grande variedade de críticos e jornalistas: Pedro Cleto, Pedro Mota, João Paulo Cotrim, João Ramalho Santos, Henrique Torreiro, Carlos Pessoa, Domingos Isabelinho, Nuno Duarte, João Miguel Lameiras, Sílvia Alexandrino, Rui Aldegalega, J. Machado-Dias, Geraldes Lino, e o próprio coordenador.

Biografias de autores (os estrangeiros Carlos Pacheco, George Pratt, Javier Olivares e Lourenço Mutarelli; os portugueses Daniel Maia, Filipe Abranches, Lam, Pedro Nora, Horácio, Maria João Careto e Pedro Morais).
Apresentação de novas publicações: "A Viagem da Virgem" (álbum já editado com quatro episódios da autoria de Pepedelrey, Lacas, JCoelho e Gamito), "Black Box Stories" (obra ainda não editada), "Venham + 5" (fanzine do "Atelier Toupeira").

E ainda entre outros assuntos, que merecem leitura, os seguintes:

"Muitos são os autores...", foca os nomes dos autores presentes no Festival, acompanhados de apreciações críticas;

"Diário de Viagem", breve mas claro panorama, com datas e pormenores de variadas realizações, em que cintilam as duas excelentes iniciativas bedéfilas bejenses (e, já agora, paulomonteirenses), a Bedeteca e o Festival.

"Nomes na Planície", lista considerável de nomes de autores que, entre Abril de 2005 e Abril de 2006 estiveram visíveis, através das suas bandas desenhadas e/ou ilustrações, tanto na Galeria de Exposições como pelas duas edições do Festival.

"Toupeira na Estrada": aquilo que tem sido, desde há uns anos, a "menina dos olhos" de Paulo Monteiro, o "Atelier Toupeira", apresenta um caderno de viagem com descrições de visitas a Corunha, Viseu, Beja, Salvada, Amadora, Moura, Sobreda, locais onde têm apresentado provas de trabalho gráfico de qualidade, assinadas por Carlos Páscoa, Catarina Julião, Lam, Lobato, Maria João Careto, Paulo Monteiro (sim, além das suas múltiplas responsabilidades organizativas, ele também desenha, e bem), Sílvio Miroso, Susa Monteiro, Véte e Zé Francisco.

Em suma: um fanzine com grande interesse, tanto pelas notas biográficas como pelas notícias locais.

3 Comentários:

Às 11:34 da manhã , Blogger MMMNNNRRRG disse...

é um boletim de ums instituição pública chamada Bedeteca de Beja pertencente à Câmara Municipal de Beja. Que mania de insistir que é um fanzine, tristeza. Criticas tanto uma série de coisas em Portugal e depois também fazes cada uma que parecem duas!!!
abraços

 
Às 11:36 da manhã , Blogger MMMNNNRRRG disse...

mais grave ainda, é que ao insistir nisto ignoras o excelente trabalho de definição do que é um fanzine escrito pelo Daniel Lopes Seabra, caramba!

 
Às 4:50 da tarde , Blogger Geraldes Lino disse...

Olá Mnnnrrrgg
Uma publicação editada por uma instituição não é um fanzine se tem por finalidade dar notícias desta instituição.
No caso de ser uma publicação com bandas desenhadas,e como não tem fins lucrativos, apenas tem o apoio económico dum organismo estatal, está dentro dos parãmetros dos fanzines.
Pelo teu prisma (aliás do Daniel Lopes que tu citas), então um fanzine com apoio publicitário de uma firma não seria um fanzine.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial