fanzines de banda desenhada

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Folha Volante - nº 145 - Fev.06


O fanzine Folha Volante é editado em dois matizes diferentes de verde: verde alface, onde reproduzo textos (completos ou excertos) sobre banda desenhada - obviamente -, extraídos dos mais diversos jornais, nacionais ou regionais, semanários, revistas, enfim, onde haja um artigo que ache interessante, recorto e colo, e assim nasce este "slimzine" de uma só folha.

Normalmente distribuo gratuitamente dois números em cada encontro mensal da Tertúlia BD de Lisboa, sendo um com esses tais textos, e outros com bandas desenhadas, extraídas, tais como os textos, dos mais diversos jornais, quer de âmbito nacional, quer regional, ou de revistas não especializadas em BD.
O fanzine Folha Volante é produzido de forma bastante artesanal. São coladas, na frente e no verso, as imagens ou textos (uma espécie de "copy paste" manual:-). Abaixo se reproduz a parte da frente da folha original.
As tiras de banda desenhada, ambas da autoria de Derradé, foram publicadas originalmente na horizontal, como é mais comum, mas, para reprodução aqui no fanzine, para conseguir cabal aproveitamento da página, optei por desmontar as tiras e publicá-las na vertical.
Tiras de bd da autoria de Derradé

Abaixo se reproduz o verso da folha original.

Prancha de banda desenhada a cores, da autoria de Alex Algarvio, publicada inicialmente na revista Mega Jogos - nº 1 - Dez. 05

Depois é só ir a uma reprografia e digitalizar estas montagens para uma folha A4, neste caso das bedês em papel de matiz verde claro, para não prejudicar a reprodução, quando se trata de imagens a cores.

-------------------------------------------

Há outra postagem relacionada com este mesmo fanzine, nº 143, com data de Jan.24 (clicar na coluna "Archives" para o visitar)

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial