fanzines de banda desenhada

sexta-feira, março 09, 2007

Juvebedê - nº 36 - Dezembro 06

Capa do fanzine Juvebedê, com ilustração de François Boucq

Já houve quem me chamasse a atenção pelo facto de só ter feito, em princípio deste mês de Março, o levantamento do ano editorial fanzinístico relativo ao ano de 2006.
O motivo da demora expliquei-o nesse "post": com os fanzines nunca se sabe o que pode acontecer em termos de cumprimento de datas na respectiva publicação. Mais depressa o tivesse dito: acabei de receber, hoje, 9 de Março, um exemplar do nº 36 do fanzine Juvebedê, que ostenta na capa a data da edição: Dezembro de 2006.
Um dos responsáveis editoriais, Carlos Fernando Cunha, de Lisboa (o outro é Miguel Coelho, de Braga), justificou o motivo do atraso com problemas havidos na gráfica, e que eu compreendo. São fanzines, senhores, com todos os aspectos positivos e negativos que têm as publicações feitas sem interesses comerciais nem finalidades lucrativas, editados por puro amor à edição e à Banda Desenhada - ou a outro qualquer tema, visto que os fanzines são tão abrangentes quanto apeteça aos candidatos a faneditores.
Prancha inicial da banda desenhada - sem palavras - "O Coelho", da autoria de Ricardo Ferrand. No endereço http://divulgandobd.blogspot.com há mais duas pranchas desta mesma bedê

O presente número, como é apanágio do estilo que lhe incutiram, está repleto de curtas notas críticas e/ou divulgatórias acerca da actividade editorial portuguesa, incluindo fanzines e até focando um jornal, o Mundo Universitário, graças, como é natural, à respectiva página de BD (tudo isto na rubrica "Juve Português), e de edições de outros países (para o caso sob o título óbvio de "Juve Internacional").
Claro que também há espaço para a banda desenhada propriamente dita. Neste número, trata-se, concretamente, duma bd a cores, em quatro pranchas, nas duas folhas centrais, da autoria de Ricardo Ferrand. Bem imaginativa e com aquele estilo de desenho que Ferrand domina à perfeição, num registo gráfico que se diria infantil, mas que acaba por ter ressonância enquadrável no imaginário do adulto.
-------------------------------------------
"Post" remissivo
Há um texto anterior dedicado a este fanzine. Clicar na coluna "Archives", na data abaixo indicada:
2006 - Set. 23 - Juvebedê nº 35

Juvebedê
Nº 36 - Dezembro 2006
Formato A4 - 28 páginas (capa e miolo), das quais 24 a preto e branco e 4 a cores
Tiragem: 250 exemplares
Distribuição gratuita a assinantes do Juvebedê, Bedeteca de Lisboa e Delegações Regionais do Instituto Português da Juventude
Director e Coordenador editorial: Carlos Fernando Cunha - e-mail: ccunha@iol.pt
Editor: Associação Juvemédia

Endereço electrónico - juvemedia@hotmail.telepac.pt
Site: www.juvemedia.pt
Rua Gomes Freire, 183-3º-Esq.
1150-177 Lisboa
Lisboa

1 Comentários:

Às 7:17 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

i wish i could understand your language. (sigh)
-prachi

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial