fanzines de banda desenhada

domingo, fevereiro 21, 2010

Efémera - s/nº - Set. 08











Entre várias, há uma condição estabelecida para que uma publicação seja classificada como sendo um fanzine: que essa publicação seja editada por um fã, ou por um grupo de fãs - tanto no singular como no plural, sempre na qualidade de amadores (*) - ou por uma associação cultural sem fins lucrativos.

Vem isto a propósito da publicação, que hoje apresento como fanzine - ou, para o caso, da vertente "fanálbum", por não ter numeração, logo, sem continuidade, e por isso edição única -, fanzine esse intitulado Efémera, em edição de Garagem Hermética Associados.
Tal associação dá a entender, pela escolha do título, ter no seu seio gente apreciadora de banda desenhada -"Garagem Hermética" relaciona-se, desde logo, com o notável autor de BD que usa o pseudónimo Moebius- , mas dedica-se, fundamentalmente, à actividade teatral.
Aliás, "Efémera" é o título da peça que apresentaram, de forma parcial, no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, e integralmente no Teatro Cinearte (ou Teatro "A Barraca"), em Lisboa.
E foi essa peça que serviu de tema, embora de forma bastante sintetizada, à bedê realizada por Rita Souto e Catarina Santana - responsáveis por argumento e guião, com desenhos de Miguel Velez - que, além de artista gráfico, participou também como actor na representação teatral.
Da peça/bd Efémera ficam aqui excertos. Não darão para conhecer a peça, mas serão suficientes para apreciar o estilo gráfico do desenhador.
-----------------------------------------------

(*) No caso de o fanzine ser editado por um profissional da especialidade, classifica-se como prozine.
-----------------------------------------------
Efémera
s/nº
Formato A5
Capa e contracapa a cores
Miolo: 16 páginas também cores
Data de edição: Setembro de 2008
Tiragem: 500 exemplares
Edição: Garagem Hermética Associados
Apoio: Cãmara Municipal de Lisboa (**)
Lisboa
------------------------------------------------
(**) Uma coisa é ter o apoio de uma autarquia, outra é ter por editora uma qualquer autarquia, o que retira a essa publicação a categoria de fanzine, porque o editor ou editores têm de ser amadores.

sábado, fevereiro 13, 2010

Cheiras mal dos pés! - S/nº - Dez. 08







Em cima: 1ª e 2ª pranchas de uma bd (sem título, porquê?) da autoria de Diogo Granjo. Dele é também a ilustração aqui ao lado







Uma bd em prancha única, autoconclusiva (sem título, porquê?),
por Ana Pinto
1ª prancha (1 de 2) de uma bd (sem título, snif!) da autoria de Ana Pinto

2ª prancha (2 de 2) da bd de Ana Pinto

Ilustração de Patrícia Guerra
EM CONSTRUÇÃO - FALTA REPRODUZIR A CAPA DO FANZINE

Reconheço que trabalho mais assiduamente no meu outro blogue, o Divulgando Banda Desenhada, no endereço http://divulgandobd.blogspot.com/
É mais antigo e de maior abrangência.
Mas paulatinamente, cá vou postando, um fanzine de cada vez.
Chegou agora momento de maior disponibilidade (os meus dois emails exigem muito tempo, e tb uso um pouco o Twitter e o Facebook), por conseguinte vou mostrar, parcialmente embora, mais um fanzine (como os dois anteriores, é misto, de BD e Ilustração) do grupo de alunos do Curso de BD e Ilustração da ESAP - Escola Superior de Arte do Porto, [polo de] Guimarães.
Neste zine, sem nº nem data, colaboraram:
Diogo Granjo
Ana Pinto
Patrícia Guerra
David Horta
Patrícia Guerra
Sara Santos
Aliás, há quem tenha colaborado antes, como aconteceu com Patrícia Guerra e Diogo Granjo, que também apareceram nas páginas do "Cheira a mofo", fanzine já registado neste mesmo blogue.
---------------------------------------
Aproveito a postagem deste último de um grupo de três fanzines, para agradecer a oferta a Pedro Vieira Moura, um dos professores do curso de BD e Ilustração da ESAP - Guimarães, ele também fanzinista, e por isso principal responsável pela tripla edição destes "Cheira a mofo", "Cheiras mal da boca" e "Cheiras mal dos pés".
Pedro Moura é igualmente bloguista, editor e redactor do blogue"Ler BD" (*), com o endereço http://lerbd.blogspot.com/
(*) "Ler BD" é, na minha opinião, um dos mais importantes espaços da blogosfera bedéfila nacional, tanto assim que o seu endereço é semanalmente publicitado, em lugar de destaque, pelo jornal Público.
--------------------------------------
Cheiras mal dos pés
Formato A5
Sem nº

Capa e contra capa, e miolo com 16 páginas
Tiragem - Não indicada
Data da edição não indicada [Dezembro 2008]
Edição colectiva de alunos da ESAP-Guimarães
Guimarães