fanzines de banda desenhada

sábado, julho 25, 2009

Boletim do Clube Português de Banda Desenhada - nº 126 - Dez. 08


Capa do fanzine
------------------------------------------------------------------------------------------
Em 1933, Siegel tinha escrito e Shuster desenhara, uma história protagonizada por um vilão... chamado Super-Man!
-------------------------------------------------------------------------------------------

A histórica capa do nº 1 da revista Action Comics, de Junho de 1938
------------------------------------------------------------------------------------------



Uma explicação científica para a espantosa força de Clark Kent, em duas vinhetas de uma página da revista Action Comics
---------------------------------------------------------------------------------------
Hugo Hercules, considerado por estudiosos como tendo sido pioneiro na categoria dos Super-Heróis, em duas pranchas - autênticas preciosidades - publicadas no jornal The Chicago Sunday Tribune, em 12 e 16 de Outubro de 1902.
Tal como o Super-Homem, bem mais tarde, Hugo Hercules tem uma força hercúlea (aqui o adjectivo aplica-se com toda a propriedade) e consegue levantar pesos enormes. Nestas pranchas é um elefante e uma casa, mas também içou um carro de bombeiros.
-----------------------------------------------------------------------------------------


Os criadores de Super-Homem, Jerome (Jerry) Siegel, argumentista, e Joseph (Joe) Shuster, desenhador, em fotografias tiradas em diferentes fases da vida.
---------------------------------------------------------------------------------------------


Em 1961, Superman morre às mãos de Lex Luthor
------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------

Crisis of the Infinite Earths, uma saga em doze partes, criada por George Perez, desenhador, e Marvin Wolfman (argumentista) funcionou como uma revolução no universo da DC Comics
------------------------------------------------------------------------------------------

Superman jaz morto (e arrefece), às mãos de Doomsday (vilão) e de Don Jurgens e Brett Breeding (autores da visualização do marcante momento).
-----------------------------------------------------------------------------------------
O funeral de Superman teve a honra da presença do antigo presidente dos E.U.A., Bill Clinton (está parecido) e Hillary Clinton (nem por isso). Note-se (clicar para ampliar, claro) a plêiade de heróis e heroínas super que compõem o acompanhamento.
Boa prancha realizada por uma equipa de cinco elementos, como é muito habitual nos comics: Louise Simonson (argumentista), Jon Bogdanov (desenho a lápis), Dennis Janke (tintador, se traduzido literalmente, mas prefiro arte-finalista), Bill Oakley (legendador) e Glenn Whitmore (colorista).

Quatro candidatos a sucessores do então falecido Superman
-------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------



A equipa que realizou o episódio "The Coming of Atlas" onde se incluem dois desenhadores brasileiros, Renato Guedes e Wilson Magalhães, um aspecto digno de registo, mas nada de estranhar, porquanto os brasileiros (afinal americanos, embora do Sul) sempre tiveram contacto constante e privilegiado com os comics americanos. Aliás, muitas revistas brasileiras eram exportadas para Portugal, dando a conhecer, em língua portuguesa (do Brasil), vários super-heróis e super-heroínas que, em língua inglesa (edições dos Estados Unidos) eram bem mais caras e só acessíveis a quem pudesse ler inglês, possibilidade que não tinha a dimensão que passou a ter com a democratização e consequente massificação do ensino.
------------------------------------------------------------------------------------------

Duas meias pranchas no sistema de publicação dominical, a cores (incluídas nas Sunday Pages ou Sunday Comics Suplement), neste caso desenhadas por Wayne Boring
As pranchas semanais tinham começado a ser publicadas nos jornais americanos em 5 de Novembro de 1939, embora as tiras diárias tivessem aparecido muito antes, a 16 de Janeiro de 1939.
--------------------------------------------------------------------------------------------









5ª página (5 de 14) do episódio Superman Sob o Sol Vermelho, que ocupa as últimas páginas do fanzine. Foi extraída de uma revista brasileira, não identificada pelo autor do texto que abaixo reproduzo (ele diz que foi extraída da Action Comics, mas a verdade é que se trata de tradução editada no Brasil)
--------------------------------------------------
"A aventura de SUPERMAN que publicamos neste número com o título original de Superman Under the Red Sun, extraída do ACTION COMICS #300, de 1963, é um clássico e uma história típica dos anos sessenta, bem patente na simplicidade da sua narrativa aliada a um enredo bem construído, imaginativo e simultaneamente emocionante quanto ao seu desfecho final apesar de ostentar uma aparente dose de ingenuidade característica da época.
Foi escrita por Edmond Hamilton, cuja engenhosa imaginação foi responsável por inúmeros clássicos para os comic-books e novelas, continuando a inspirar gerações, como se comprova pelos contínuos "remakes" de antigos argumentos seus, constantemente reescritos e reinventados para os novos tempos. Apesar desta aventura não ser das mais emblemáticas, ficou na memória de inúmeros leitores, pelo seu inquietante tema, sendo das primeiras viradas para as questões ambientais e ecológicas, permanecendo actual até hoje. Efectivamente, ao analisarmos a presente situação climatérica, a contínua afronta ao meio ambiente e particularmente a maneira como se tratam os oceanos e rios, autênticos vazadouros de detritos poluentes de toda a espécie, não estaremos nós num futuro mais ou menos distante na mesma situação com que se deparou o herói, um mundo privado desse precioso líquido?
Apesar de um certo radicalismo da situação vivida por SUPERMAN, a mensagem continua a alertar-nos para esse facto. Essa foi a razão porque a escolhemos, no meio de centenas de outras. Quanto ao desenho, este é da autoria de Al Plastino, um desenhador que apesar de não ser um artista excepcional, era um autêntico camaleão na arte de se adaptar a qualquer género de grafismo vigente na altura ou que se lhe era exigido. Depois de "copiar" o estilo de Wayne Boring, também imitou quase na perfeição o de Curt Swan, como se pode verificar na aventura aqui publicada."
(Texto de Paulo Duarte, com que me identifico e assino por baixo, que finaliza a página 104, última do fanzine).
---------------------------------------------------------------------
2008 foi o ano do septuagésimo aniversário do Superman, o que deu azo a diversas edições expressamente dedicadas àquele popularíssimo super-herói, pioneiro da vasta galeria norte-americana, aliás, praticamente, o núcleo geográfico criador deste tipo de personagens na arte das imagens sequenciais.
No presente blogue, dedicado em exclusivo aos fanzines portugueses de BD, divulguei em 11 de Dezembro de 2008, um dos meus, o Efeméride (nº3 - Junho 2008), totalmente preenchido com episódios apócrifos a ele consagrados, concebidos pela arte e imaginação de um diversificado naipe de autores portugueses, meus amigos, obviamente, e colaboradores desinteressados (que remédio...).
Meses mais tarde, já no final de 2008, surgiu o Boletim do Clube Português de Banda Desenhada - como se percebe, uma publicação de associação amadora, infelizmente há longos anos quase totalmente desactivada, cujo único sinal de existência, actualmente, é a da edição deste boletim/fanzine, pela carolice de dois resistentes, a trabalharem ao mesmo tempo ou um de cada vez, Paulo Duarte e Fernando Cardoso -, cujo número 126, aqui sob apreciação e parcial exposição, foi igualmente dedicado aos 70 anos do Super-Homem, embora realizado sob uma perspectiva bem diferente da do Efeméride, ou seja, a de estudos acerca da personagem - origem e persurso ficcional - e apresentação dos respectivos autores de argumentos e desenhos que para o super-herói têm colaborado.
Sobressaem neste exemplar dois bem documentados estudos escritos por Paulo Duarte: "Superman: setenta anos de um super-herói" e "Superman: as aventuras na imprensa diária", ambos extremamente bem ilustrados, contendo até algumas imagens de raridade indiscutível.
--------------------------------------------
Boletim do Clube Português de Banda Desenhada
Nº 126 - Dezembro 08
Formato A4 - 104 páginas
Editor: Clube Português de Banda Desenhada
Há duas edições: Uma, toda a cores, de apenas 7 exemplares, com destino pré-estabelecido (preço (não fixo, dependendo do número de páginas, mas a rondar €50)
Outra, toda a preto e branco, em 31 exemplares, também já pré-destinados para interessados, antigos sócios do CPBD

segunda-feira, julho 13, 2009

Colaboração em BD, precisa-se! Tema: Terror

Fil (Luís Filipe Lopes), bloguista e fanzinista, editou este ano o fanzine Zona.
Está agora empenhado em publicar um álbum (neste caso chamo-lhe "fanálbum", visto tratar-se de um álbum editado por um fã), com bandas desenhadas debruçadas sobre o tema Terror.
Assim, este novel faneditor pede aos autores que estejam interessados em colaborar, que o contactem para o e-mail
projecto.livro@gmail.com
Entretanto, os possíveis colaboradores ficam a saber que o Fil aceita trabalhos a cores e a preto e branco, em formato A4 e 300 dpi (mínimo), dando prioridade a episódios curtos.
A data limite para envio de bedês, dedicadas a este tema de terror é 25 de Julho.
Mas alegrem-se os que só agora estiverem a ter conhecimento desta iniciativa, e acharem que é muito em cima da hora: o Fil aceita bandas desenhadas de outros quaisquer temas até dia 15 de Setembro, para outro álbum que será editado próximo do fim do ano.

quarta-feira, julho 08, 2009

Comic Jam - nº 1 - Julho 2009















Capa e as 10 pranchas (e também a lista dos autores participantes) da brincadeira gráfica chamada Comic Jam, que foram mostradas mensalmente no blogue http://divulgandobd.blogspot.com/ e que agora passaram ao papel, construindo-se assim um fanzine tradicional destinado essencialmente aos autores colaboradores (51 ao todo!) e também para venda (o que já foi feito a uns tantos colaboradores, pelo preço do custo, no 299º Encontro da TBDL), e depois disso será vendido aos aficionados do género.
.........................................................................
Após a edição deste primeiro conjunto de pranchas, que constituem o fanzine Comic Jam nº1, entre Maio 08 e Junho 09, já começou este mês a concretizar-se o 2º número, com 6 vinhetas criadas por 6 autores, conccretizando-se a primeira prancha desta 2ª série.
Os interessados em vê-la poderão clicar no endereço abaixo indicado:
http://divulgandobd.blogspot.com/

Comic Jam
Improvisos em Banda Desenhada
através de vinhetas desenhadas por 51 autores,
formando 10 pranchas, cada uma delas
realizada mensalmente
entre Maio 2008 e Junho 2009
na Tertúlia BD de Lisboa
Nº 1 - Julho 2009
Capa de uma cor, páginas em papel branco, reprodução das imagens a preto e branco
Formato A4 - 20 páginas, sendo a reprodução apenas nas páginas ímpares
Tiragem: 125 exemplares
Editor: Geraldes Lino
Apartado 50273
1707 - 001 Lisboa